Disponibilidade de Crédito: O Impacto da Percepção de Valor, da Gratidão e da Atitude ao Endividamento no Bem-Estar Financeiro do Consumidor de Baixa Renda
Bem-Estar Financeiro; Percepção de Valor do Consumidor; Gratidão; Consumidor de Baixa Renda; Atitude ao Endividamento.
Este estudo visa determinar se a percepção do valor do consumidor em relação ao
crédito, a gratidão do consumidor pelo acesso ao crédito e a atitude favorável ao endividamento
impactam no bem-estar financeiro do público de baixa renda. Uma amostra de 162 participantes
foi acessada e a técnica de modelagem por equações estruturais baseada em covariâncias com
estimação pelo método de máxima verossimilhança foi utilizada para a análise dos dados. Os
resultados revelaram que a percepção de valor do consumidor em relação ao crédito impacta o
bem-estar financeiro do consumidor de baixa renda, a gratidão do consumidor pelo acesso ao
crédito e a atitude favorável ao endividamento. No entanto a gratidão e a atitude favorável ao
endividamento não têm efeito sobre o bem-estar financeiro. Este estudo contribui com a
literatura ao lançar luz sobre o fato de que o consumidor de baixa renda apesar de ver o crédito
como importante, tem uma autopercepção de bem-estar financeiro abaixo do esperado. E isso
talvez tenha sido a causa de não haver por partes destes sentimentos de gratidão suficientemente
forte que fosse capaz de influenciar seu bem-estar. Ademais, o efeito da atitude favorável ao
endividamento no bem-estar não foi significativo. E a percepção de valor se mostrou
antecedente significativo conforme já apontava estudos anteriores. Implicações gerenciais e
teóricas também são discutidas.