CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE PERNAMBUCO E A COVID-
19: QUAIS OS IMPACTOS SOBRE OS NÍVEIS DE EFICIÊNCIA?
Serviços de saúde mental. Eficiência. DEA.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços especializados no
tratamento de pessoas com transtornos mentais ou dependência química. Tais
condições de saúde foram agravadas com o surgimento da COVID-19 seja
pelas sequelas psicopatológicas desta, seja pela exacerbação de
determinantes do adoecimento mental como o medo, o luto, as preocupações
financeiras e o estresse causado pelo isolamento social (MAZZA et al; 2020,
SANTOMAURO; 2021). O aumento da demanda por tratamento em saúde
mental, as restrições de funcionamento dos CAPS devido ao isolamento, o
desinvestimento nesses serviços e o histórico de má gestão motivou a busca
por informações sobre o uso eficiente dos recursos no suprimento das
demandas nesse contexto adverso (MEDEIROS; 2021, MARTINS; 2021, SAN
MARTINS; 2022). Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a eficiência
técnica dos municípios pernambucanos na gestão dos recursos dos CAPS no
ano de 2020. Foi aplicada o método DEA-BCC, orientado a output, para
avaliação de 57 municípios pernambucanos com CAPS em sua rede de
atenção psicossocial, utilizando dados de 2019 e 2020 extraídos do DATASUS.
As variáveis de entrada foram o número de recursos humanos e as de saída
foram os procedimentos realizados nos serviços, sendo estes o acolhimento
inicial, o atendimento individual e à família e o atendimento em grupo. Obteve-
se duas fronteiras de eficiência, uma para o ano 2019 e outra para 2020, sendo
estabelecido o ranking de eficiência dos municípios e avaliada sua distribuição
no mapa e por geres para cada ano. Em seguida foi realizada análise
comparativa dos resultados entre os dois anos estudados e feitas sugestões
para busca de boas práticas entre os municípios. Os resultados demonstraram
que a média geral de eficiência foi mantida, mas que em 2020 houve um
número maior de municípios com baixo índice de eficiência. Destacaram-se o
município de Salgueiro, a mesorregião do São Francisco e as GERES VII e II,
todos por apresentarem melhor desempenho em ambos os anos analisados.
Sugere-se implantação de ações de intercâmbio entre serviços e o
fortalecimento de espaços de diálogo para troca de saberes e aprimoramento
dos arranjos de gestão.