ESTRESSE LABORAL, SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO ENTRE
PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE CENTRO CIRÚRGICO
centros cirúrgicos; enfermagem de centro cirúrgico; enfermagem
perioperatória; estresse ocupacional; motivação, satisfação no emprego.
Dentre os serviços e unidades de um hospital, a Unidade de Centro Cirúrgico
constitui uma das mais complexas, em decorrência de seus inúmeros processos e subprocessos
ligados, direta ou indiretamente, à produção das cirurgias, sendo considerado o Bloco
Operatório como um setor de alto nível de estresse. O desempenho das atividades de
enfermagem no Bloco Operatório impacta diretamente na capacidade produtiva do setor e há
grande desafio em balancear as exigências e demandas para a classe perante o desgaste físico,
a saúde mental e a qualidade de vida destes profissionais. Objetivo: avaliar como a satisfação
com o trabalho e a motivação repercutem no estresse laboral de profissionais de enfermagem
de Bloco Operatório. Métodos: Foi realizado um estudo piloto do tipo transversal
observacional em um Hospital Universitário Federal de grande porte do Nordeste do Brasil,
com coleta de dados em maio e junho de 2023. Em seguida, foi realizado um estudo do tipo
survey nacional, entre agosto e dezembro de 2023. Utilizou-se a Escala de Estresse no Trabalho
(EET) com um questionário, na versão utilizada com 23 itens, e 5 alternativas que permitem a
identificação de níveis de estresse ocupacional, a escala de Motivação para o trabalho que é
composta por 30 itens, implementamos a escala Liket de 7 pontos com resposta única e a Escala
de Satisfação no Trabalho (EST) onde foi utilizada a versão reduzida com 15 itens distribuídos
em cinco fatores com utilização da escala Liket. Resultados: No inquérito nacional, houve um
total de 385 respostas, sendo 160 profissionais (41,6%) técnicos ou auxiliares de enfermagem
e 225 (58,4%) enfermeiros. Os respondentes habitavam e trabalhavam em sua maioria na região
Nordeste do país (223; 57,9%), seguida do Sudeste (102; 26,5%), Sul (35; 9,1%), Centro-Oeste
(15; 3,9%) e Norte (10; 2,6%). De acordo com a regressão linear final para o Estresse, o modelo
que melhor explica o estresse considera, o tempo de formado, três domínios da Satisfação
(Satisfação com colegas, Satisfação com chefia e Satisfação com promoções) e os domínios da
Motivação (Índice higiênico e Índice motivacional). Conclusão: Este estudo comprovou a
hipótese de que a satisfação no trabalho e a motivação influenciam diretamente na percepção
do estresse laboral. Deriva deste estudo um alerta importante para gestores de Bloco Operatório
sobre como a motivação de profissionais de enfermagem para com suas atividades e como a
satisfação com colegas, chefias e com a carreira (promoções) pode moderar resultados de
estresse laboral.