Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA GABRIELLA DE OLIVEIRA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA GABRIELLA DE OLIVEIRA SOUZA
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Pós-Graduação em Saúde Translacional
ABORDAGEM ODONTOLÓGICA AO PACIENTE EM CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL ESCOLA NA CIDADE DO RECIFE.

Equipe Hospitalar de Odontologia. Cavidade Oral. Cuidados Paliativos.

Os cuidados paliativos tem como objetivo diminuir a dor e o sofrimento, diante de condições e/ou enfermidades que ameaçam a vida dos pacientes. Essa conduta terapêutica garante uma melhor qualidade de vida aos pacientes e aos familiares, proporcionando maior dignidade e bem-estar aos pacientes. O presente estudo tem por objetivo avaliar as condições bucais e necessidades de cuidados orais nos pacientes em cuidados paliativos no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. É um estudo de corte transversal, observacional e analítico com amostra de conveniência sendo composta por todos os pacientes atendidos no setor de cuidados paliativos do IMIP. Dentre a amostra coletada, 15,8% dos pacientes relataram dor, 28,9% dos pacientes não realizavam a higiene oral, 52,6% apresentavam biofilme dental e 25% apresentavam lesão em cavidade oral. Sendo as mais comuns: lesão branca destacável (52,6%) e lesão eritematosa/traumatica (52,6%).

Interna - ***.571.594-** - CLAUDIA DINIZ LOPES MARQUES - UFPE
Externa à Instituição - FABIANA MOURA DA MOTTA SILVEIRA - FPS
Notícia cadastrada em: 14/03/2024 11:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08