Banca de DEFESA: JULLIANO MATHEUS DE LIMA MAUX

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULLIANO MATHEUS DE LIMA MAUX
DATA : 26/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Pós-Graduação em Saúde Translacional
TÍTULO:
DETECÇÃO DO DNA-HPV EM DOENÇAS PULMONARES POR INTERMÉDIO DO LAVADO BRONCOALVEOLAR (LBA) EM PACIENTES DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE, PERNAMBUCO-BRASIL.
 

PALAVRAS-CHAVES:
Lavado broncoalveolar; HPV; Citologia; Doença Intersticial Pulmonar.


PÁGINAS: 70
RESUMO:
As doenças pulmonares são grandes causadoras de morbimortalidade a nível mundial, sendo mais prevalentes as neoplasias e doenças intersticiais pulmonares (DIP). O lavado broncoalveolar (LBA) é uma técnica broncoscópica utilizada para recuperar células imunes no interstício pulmonar, estas células podem indicar alterações parenquimais e até mesmo neoplasias, além da citologia, seu fluido pode ser utilizado para estudos moleculares. A pesquisa do Papilomavirus Humano (HPV) no pulmão é incomum nesta metodologia, mesmo que seu material genético já tenha sido encontrado no tecido pulmonar. Dessa forma, o presente estudo buscaou detectar o DNA-HPV no trato respiratório inferior por intermédio do LBA, utilizando técnicas de PCR. Um total de 132 fluidos de LBA foram inclusos no estudo, sendo elas alocadas em hospitais da Região Metropolitana de Recife. Para detecção do DNA-HPV, foram separadas 46 amostras após estabelecer critérios citológicos, como celularidade e presença de atipia. Entre estes, 4 (8.69%) foram positivas para HPV, as quais continham suspeitas para doenças intersticiais e resultados citopatológicos benignos, além de apresentarem características inflamatórias. Para a citologia, os principais achados citológicos foram aumento de neutrófilos (84.4%), seguindo de linfócitos (30.3%) e eosinófilos (15.1%). Casos de linfocitose tiveram maior peso diagnóstico, principalmente para as doenças intersticiais. Com base nos resultados, foi possível detectar DNA-HPV no interstício do trato respiratório inferior pela lavagem broncoalveolar. Estes achados são relevantes por se tratar de amostras não malignas e de metodologia broncoscópica bem tolerável, com apropriado custo-benefício e valor preditivo negativo, mostrando que o LBA é útil para detecção de HPV. Desse modo, acrescentar a detecção do HPV via LBA pode corroborar com o compreendimento dos efeitos patogênicos do vírus no pulmão.

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BIANCA DE FRANCA SAO MARCOS - UFPE
Interno - 3617065 - MARIO RIBEIRO DE MELO JUNIOR
Externa à Instituição - VANESSA EMANUELLE PEREIRA SANTOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 14:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03