Banca de QUALIFICAÇÃO: HINGRID WANDILLE BARROS DA SILVA SA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HINGRID WANDILLE BARROS DA SILVA SA
DATA : 19/05/2022
LOCAL: PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM SAUDE COLETIVA
TÍTULO:

CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS GESTANTES COM COVID-19 NO ESTADO DE PERNAMBUCO, 2020-21.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestantes, COVID-19, mortalidade materna, epidemiologia.


PÁGINAS: 41
RESUMO:

A pandemia da COVID-19 ocasionou várias dificuldades no mundo com a sua elevada transmissibilidade e, consequentemente, sua morbimortalidade. O objetivo dessa pesquisa é analisar as características epidemiológicas e a distribuição espacial das gestantes com COVID-19 no estado de Pernambuco, no período de 2020-2021. Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo ecológico, com abordagem descritiva e analítica. A unidade de análise será constituída pelos municípios do estado de Pernambuco. Para isso, serão utilizados dados provenientes do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe, do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos e das planilhas de monitoramento dos casos e óbitos por COVID-19. Será feita a análise desses bancos. A análise de estatística descritiva: distribuição de frequências, medidas de tendência central e dispersão. Análise espacial para a apresentação de dados cartográficos e construção de mapas temáticos. A autocorrelação espacial univariada será avaliada pelo índice global de Moran, para verificar se a distribuição dos casos de gestantes com COVID-19 no espaço ocorrem de forma aleatória ou seguem algum padrão.

Espera-se que os resultados do estudo contribuam para vigilância dos casos de COVID-19 em gestantes, que possa subsidiar para orientação de políticas públicas e reorganização da rede de assistência.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1031927 - AMANDA PRISCILA DE SANTANA CABRAL SILVA
Externa à Instituição - BARBARA DE QUEIROZ FIGUEIROA
Presidente - 6588285 - SANDRA VALONGUEIRO ALVES
Notícia cadastrada em: 13/04/2022 15:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03