PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: CESAR FREIRE DE MELO VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CESAR FREIRE DE MELO VASCONCELOS
DATA : 14/11/2022
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA

IMPACTO DA TÉCNICA MODIFICADA DE SIMPACTECTOMIA TORÁCICA BILATERAL R5-R8 UTILIZANDO O ÍNDICE DE QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM HIPERIDROSE COMPENSATÓRIA GRAVE

Simpatectomia. Hiperidrose. Sudorese. Qualidade de vida. Cirurgia Torácica. Sistema Nervoso Simpático

Objetivo: Investigar a qualidade de vida (QV) dos pacientes que desenvolveram hiperidrose compensatória grave, após simpatectomia para suor localizado, com nova abordagem utilizando a técnica modificada da simpatectomia torácica bilateral ao nível de R5-R8. Métodos: Dezoito pacientes com hiperidrose compensatória grave foram submetidos à técnica modificada de simpatectomia torácica bilateral ao nível de R5- R8, por videotoracoscopia, localizada na região palmar e axilar, no período de 2015 a 2020, provenientes de serviços de cirurgia torácica de hospitais de referência de Recife, Pernambuco. Os desfechos foram: qualidade de vida e as possíveis complicações cirúrgicas. Para avaliação da QV, foi utilizado um questionário, aplicado duas vezes, a primeira sobre a QV geral no pré-operatório (T=0) e a segunda comparando a QV 30 dias de pós-operatório (T=1) e pós-operatório tardio superior a 4 meses (T=2). O questionário consistiu de 20 questões divididas em quatro domínios (funcional-social, pessoal, emocional e condições especiais), o qual se admitiu apenas uma resposta para cada questão. Os pacientes foram classificados em cinco níveis de satisfação obtidos pelo somatório dos pontos do questionário. Quanto à técnica operatória, todos os pacientes foram submetidos bilateralmente em abordagem única. Iniciou-se pelo hemitórax esquerdo, posicionando o paciente em decúbito lateral direito com coxim sob o tórax e braço contralateral elevado. Resultados: A idade variou de 22 a 47 anos, com média de 31,33 anos, desvio padrão de 6,89 anos e mediana de 30,50 anos. A associação entre as duas avaliações sobre a QV 16 de 18 pacientes (88,9%) foram: um pouco melhor (22,2%) ou muito melhor (66,7%), quando comparado T0 com T1. No entanto, 2 pacientes (11,1%) com QV ruim (T0) relataram um pouco de piora no primeiro mês de pós-operatório (T1). Na observação tardia (T2), houve análise de 10 pacientes, dois pacientes (20%) relataram piora dos sintomas após cirurgia e 80% apresentaram melhora dos sintomas. As médias e medianas da QV e domínios de função foram correspondentemente mais elevadas T0, quando comparado com T1 e T2, as diferenças com significância estatística. Conclusões: A técnica proposta tem melhora na qualidade de vida dos pacientes com hiperidrose compensatória em todos os tempos analisados. Além disso, abordagem minimamente invasiva da técnica possibilita tempo cirúrgico reduzido, melhor ergonomia, resultado estético superior e menor morbidade pós-cirúrgica.

Presidente - 1204998 - ALVARO ANTONIO BANDEIRA FERRAZ
Externo ao Programa - 3315821 - EUCLIDES DIAS MARTINS FILHO - nullInterno - 2433058 - FLAVIO KREIMER
Interna - 4315699 - MARIA INES REMIGIO DE AGUIAR
Externa ao Programa - 2247580 - MICHELLY CRISTINY PEREIRA - null