Aromas virtuais- a compra de perfumes online sob a ótica da percepção sensorial e do eu estendido.
Compras online; Eu estendido; Percepção sensorial; Comportamento do consumidor.
O presente projeto de dissertação tem como objetivo compreender como a percepção do
consumidor sobre pistas sensoriais e o eu estendido se relacionam à compra de perfumes
no e-commerce, utilizando primariamente como base teórica os estudos de Belk (1988) e
Krishna (2012). Para atingir o objetivo, será utilizada uma abordagem mista de pesquisa.
Em termos de métodos, serão utilizados coleta documental, entrevistas e questionários.
Para análise dos dados, serão utilizadas análise de conteúdo e técnicas estatísticas de
natureza univariada e multivariada direcionados à investigação fatorial e regressão linear.
A realização dessa pesquisa será contributiva para o avanço do campo do marketing,
especificamente a área do comportamento do consumidor, visto que esta ligação entre os
construtos pode apontar para uma nova possibilidade de entendimento do comportamento
do consumidor no presente século. A partir desta dissertação, também serão apresentadas
contribuições gerenciais e práticas para as empresas, especialmente do setor de produtos
de experiência que desejam vendê-los de forma online. Será preenchida uma lacuna na
compreensão do comportamento de compra online do consumidor de bens de experiência.