COMPETÊNCIA DOCENTE DIGITAL: Um estudo com professores de uma Universidade pública
Competência Docente Digital. Trabalho Docente. TDIC. Administração
O conceito de tecnologia no ensino durante o século XXI, perpassa a visão estreita do valor
instrumental, para a amplitude da inserção de Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação no processo de ensino aprendizagem. Não basta apenas fazer o uso das TDICs
de forma medianeira no ensino, é necessário gerenciar de forma consciente e criativa em busca
de atender as necessidades e objetivos dos atores envolvidos. Para isso, requer dos professores
o desenvolvimento de Competências Digitais para a tomada de decisão responsável sobre as
práticas pedagógicas alinhadas as novos desafios, decorrente das transformações sociais e
culturais. Dessa forma, este trabalho busca investigar quais as Competências Digitais
desenvolvidas por professores do ensino superior para o ensino emergencial remoto serão
empregadas, subsequentemente, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Visto
que, devido as medidas tomadas para o enfretamento da COVID-19 pelas Instituições de Ensino
Superior no Brasil, tem como tendência após o período emergencial o rompimento de práticas
tradicionais, para uma educação digital. O contexto que pretende-se investigar é a Universidade
Federal de Pernambuco, em que as unidades de análise são os cursos de graduação em
administração nos campi Recife e Caruaru. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter
exploratório, no qual adota-se a revisão sistemática de literatura, entrevista semiestruturada e
pesquisa documental como técnicas para coleta de dados. Para análise de dados, o processo a
ser adotado é o de análise de conteúdo de Bardin (2011) com técnica de análise categorial.