ÁGUACAST: PODCAST COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA SUSTENTABILIDADE HÍDRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Educação; Interdisciplinaridade; Água; ODS.
Os recursos tecnológicos são ferramentas essenciais para contribuir com o ensino e a aprendizagem, criando novas possibilidades de conhecimento. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é produzir podcast como recurso tecnológico para o ensino e a aprendizagem acerca da sustentabilidade hídrica no Ensino Fundamental II, para o uso racional da água. Visto que o uso inadequado dos recursos hídricos, somado ao efeito trazido pelas mudanças climáticas, tem ocasionado períodos de seca e, consequentemente, a indisponibilidade hídrica levando à escassez desse recurso fundamental para a sobrevivência da humanidade. O produto educacional intitulado ÁguaCast está em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ao trabalhar com os ODS 6- Água Potável e ODS 4- Educação de Qualidade. Quanto aos procedimentos essa é uma pesquisa ação e foi aplicada com uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Terezinha Barbosa da Costa e Silva, localizada no município de Bom Jardim, que faz parte mesorregião do Agreste Setentrional de Pernambuco. O Produto Técnico e Tecnológico (PTT) ÁguaCast foi aplicado na Segunda Semana de Ciências e Tecnologia da Escola Municipal Terezinha Barbosa para os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. E será validado por meio de um questionário encaminhado para professores da Educação Básica através da plataforma GOOGLE FORMS, seguindo os critérios vigentes de avaliação da CAPES (Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade).