Banca de QUALIFICAÇÃO: CÍCERO MATIAS DOS SANTOS FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÍCERO MATIAS DOS SANTOS FILHO
DATA : 29/03/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

Cartilha educativa para o manejo do solo em Serro Azul, zona rural de Palmares - PE

Manejo sustentável; Agressões Ambientais; Produção agrícola; Agricultores; Alunos; Solo; Comunidade.

A comunidade de Serro Azul é o maior polo produtivo de agricultura da zona rural do município de Palmares-PE, o solo local apresenta várias agressões ambientais, ocasionadas pelo o mau uso do solo. Causando erosão, prejudicando a produção agrícola e o ambiente, repercutindo na vida dos moradores da comunidade, tornando-se um local carente de instrumentos que conduzam ao manejo adequado do solo. Assim, o objetivo principal deste trabalho é o de elaborar uma cartilha educativa que aborde o manejo sustentável do solo, no ensino fundamental da escola e comunidade, sensibilizando o alunado e agricultores, sobre a importância do tema, contribuindo para diminuir as agressões ambientais, causadas pela degradação e poluição do solo, melhorando a qualidade de vida, atividade agrícola e ensino aprendizagem na escola. O trabalho está sendo desenvolvido na Escola Municipal Monsenhor Abílio Galvão e comunidade, localizadas em Serro Azul, Palmares-PE, com alunos e agricultores. As metodologias utilizadas para a prototipação da cartilha foram: Oficinas com professores; Palestras Excursões e visitas com alunos e agricultores. Além de questionário aplicado para agricultores público alvo, com a finalidade de avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o assunto. As visitas e excursões foram realizadas em áreas agrícolas da comunidade, com o objetivo de coletar dados, vivenciar as agressões e realizar práticas. Foi desenvolvida uma horta orgânica, que além de contribuir com as práticas de manejo de solo, também colaborou para aulas práticas das disciplinas das ciências da natureza para os alunos. Após a construção da cartilha, a mesma será aplicada para os alunos, agricultores e professores. No final, será validada pelo os professores da Escola Municipal Monsenhor Abílio Américo Galvão.

Externo à Instituição - EDIVAN RODRIGUES DE SOUZA
Presidente - 1622240 - THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
Interna - ***.332.134-** - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 16/02/2023 09:54