Banca de DEFESA: TATIANA MARQUES DUARTE

DISCENTE: TATIANA MARQUES DUARTE
DATA : 23/02/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVENDO ESCOLA E A COMUNIDADE, ATRAVÉS DE JOGO EDUCATIVO: ESTUDO DE CASO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

Educação Ambiental. Resíduos Sólidos. Jogo de tabuleiro pedagógico.

O aumento populacional aliado à produção e consumo excessivo de bens, faz gerar resíduos que se tornam cada vez mais visíveis e prejudiciais ao meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) é a principal ferramenta de mudança ambiental, considerada a base para o desenvolvimento de uma opinião crítica que engaje os cidadãos na abordagem das questões relacionadas aos resíduos sólidos, desde a geração até a sua disposição final. Assim, é fundamental que a noção de preservação ambiental seja trabalhada desde a tenra idade, sendo complementada e aperfeiçoada na escola, pois enfatiza o seu papel em relação à formação de cidadãos críticos e proativos. Dessa forma, o jogo educativo constitui um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento destas habilidades. A pesquisa, de cunho quantitativo, foi realizada na Escola João Paulo I, situada em Jaboatão dos Guararapes-PE e teve como produto final um jogo de tabuleiro pedagógico inclusivo sobre o meio ambiente, coleta seletiva e correta destinação de resíduos sólidos (brinquedo físico). A metodologia aplicada, consistiu, inicialmente, na aplicação de uma entrevista dirigida aos funcionários da escola e, posteriormente, com os alunos e comunidade entorno com a finalidade de analisar a percepção que eles têm sobre a prática da educação ambiental. Em seguida, foi levantado quantitativamente os resíduos sólidos produzidos pela comunidade escolar, juntamente com a realização de um debate com os alunos acerca de conceitos desta temática. Posteriormente, foi promovido uma oficina na escola sobre reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos, onde o aluno produziu um produto reciclável e pôde levar para sua residência. Por fim, foi criado o jogo de tabuleiro com conceitos ambientais, com a finalidade de verificar didaticamente a compreensão dos alunos a respeito desta temática. Os resultados comprovaram que o produto final foi de grande valia para os estudantes, visto que todos os professores entrevistados concordam que o jogo explica de forma didática as questões ambientais, além de proporcionar mudanças de atitude com relação ao descarte incorreto dos resíduos, romper com as metodologias tradicionais e ser de fácil aplicação, compreensão e inclusão.

Externa ao Programa - 2298830 - ANA MARIA MENDONCA DE ALBUQUERQUE MELO - nullInterna - 1247941 - LAURA MESQUITA PAIVA
Presidente - 1622240 - THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 23/01/2023 10:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01