Banca de DEFESA: RICARDO FIRMINO VIEIRA

DISCENTE: RICARDO FIRMINO VIEIRA
DATA : 01/02/2023
LOCAL: Profciamb/UFPE

PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA A PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ESPAÇOS DE EXCEÇÃO DO MUNICÍPIO DE GRAVATÁ (PE)

Brejos, geoecologia, impactos ambientais, uso e ocupação do solo, Reserva Benedito.

Este trabalho tratará das áreas de exceção existentes no município de Gravatá, PE. Áreas de exceção são aqueles espaços geográficos que apresentam valores pluviométricos e de umidade, de uma maneira geral, que as individualizam com vegetação de florestas subcaducifólias a subperenifólias em pleno domínio das caatingas hipoxerófilas. Representam espaços estratégicos, do ponto de vista ambiental, por contemplarem uma rica biodiversidade e conterem um número expressivo de nascentes que alimentam riachos que compõem a drenagem de primeira ordem. Como modelo para ser abordado e utilizado pelos professores de Geografia e Ciências, foi escolhida a Reserva Benedito, situada no município de Gravatá (PE), em que existem, ainda, restos da primitiva cobertura florestal, mas que se encontra com uma zona de amortecimento no entorno que poderá por em risco a existência da referida reserva. O ensino de caráter geoecológico e geoambiental reveste-se de particular importância, à medida que poderá desenvolver nas crianças e adolescentes da área e do município, com a colaboração dos docentes do município, uma concepção científica de mundo e uma atitude de conservação e/ou preservação da natureza, sobretudo das áreas de exceção.  No que se refere à prototipação, o uso de drone na produção de um vídeo como recurso didático, sendo ferramenta de auxílio na transmissão de conteúdos relacionados à preservação e conservação das matas úmidas. No capítulo, serão consideradas as seguintes dimensões de ensino, a saber, conceituais (o que ensinar), procedimentais (o que utilizar e como ensinar) e atitudinais, a partir de exemplos significativos extraídos da área de estudo, que é a Reserva Benedito, onde se pretende realizar um estudo referente às áreas de exceção que viabilize um conjunto de ações educacionais voltadas para a formação de um caráter ambiental para os jovens estudantes, bem como para toda a comunidade, interessados em preservar e conservar estes espaços úmidos do semiárido pernambucano, no agreste central.

Interna - 1247941 - LAURA MESQUITA PAIVA
Presidente - 1130541 - LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1132307 - ROXANA CARDOSO BARRETO - UFPE
Notícia cadastrada em: 03/01/2023 18:01