Banca de DEFESA: RAYZA LAURINDO DOMINGOS

DISCENTE : RAYZA LAURINDO DOMINGOS
DATA : 26/02/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NOS ESTUDOS E COMBATE DA COVID-19: APLICAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

COVID-19; Educação Estatística; Matemática; Cartilha; Ensino Fundamental 1

A Educação Estatística se faz necessária em diversas áreas do conhecimento, permitindo uma melhor interpretação de dados apresentados em variados contextos, instigando o pensamento crítico na fundamentação de julgamentos e tomada de decisões. A BNCC estabelece diretrizes para o ensino de conteúdos de Estatística, inserida na área de Matemática, desde o início do ensino fundamental para que, desde pequenos, os alunos tornem-se aptos a desenvolverem estratégias e habilidades por meio do raciocínio crítico frente a problemas cotidianos. No final do ano de 2019 apareceu o primeiro caso de Covid-19 na China e, pouco tempo depois, em 2020, foi decretado a situação de pandemia. Desde então, estamos nos deparando a todo momento com dados dispostos em tabelas e gráficos sobre o nível de contaminação, morte e recuperação por COVID-19. Essas informações chegam também às crianças através dos meios de comunicação, tornando importante que seja debatido com elas as causas e consequências da pandemia, incluindo a importância do isolamento social e campanhas de vacinação. Visando contribuir para esse aprendizado, o produto foco deste trabalho é uma cartilha educacional que destaque a importância da Estatística no combate a uma situação pandêmica nas aulas de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, trabalhando essa temática através de tabelas e gráficos, informações reais sobre a taxa de contaminação da COVID-19, buscando trazer o tema de forma leve e respeitando a faixa etária do público alvo. O produto terá como base os objetos de conhecimentos e habilidades presente na BNCC destinados ao terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental. Espera-se que, através da influência da cartilha, os alunos consigam ler e interpretar as informações dispostas, para que a partir disto, entendam a importância do isolamento social no controle da disseminação de uma doença viral como a COVID-19 e os efeitos da vacina enquanto agente imunizador da população.

Presidente - 1552236 - HELOTONIO CARVALHO
Interno - 2364049 - PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
Externa à Instituição - SHEILLA ANDRADE DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 10/02/2022 14:55