Banca de DEFESA: BRUNO SILVA PRADO

DISCENTE: BRUNO SILVA PRADO
DATA : 28/02/2024
LOCAL: CENTRO DE BIOCIÊNCIAS - SALA DE AULA DO PROFCIAMB

PROJETO INTEGRADOR: a bicicleta como aliada na qualidade do ar e no combate às mudanças climáticas no Recife

Poluição Atmosférica; Recife; Sustentabilidade; Transporte ativo; Bicicleta.

Em um cenário de urbanização acelerada, o transporte se destaca como um elemento crucial no panorama ambiental, influenciando significativamente a qualidade do ar urbano e as mudanças climáticas. Esta dissertação apresenta uma conexão entre o transporte, a qualidade do ar e a educação ambiental no contexto de Recife, Brasil. Como Produto Técnico e Tecnológico, foi produzido um e-book intitulado "A Bicicleta como Aliada na Qualidade do Ar e no Combate às Mudanças Climáticas em Recife". Este recurso foi desenvolvido para disseminar conhecimentos e conscientizar estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a importância de alternativas de transporte sustentáveis. O e-book surge como resposta à carência de materiais didáticos regionais no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Além disso, promove a bicicleta como uma modalidade de transporte limpa e viável diante do desafiador cenário urbano recifense. A ferramenta pedagógica foi estruturada para se alinhar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil, apoiando o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e do engajamento proativo com questões ambientais. O processo de validação envolveu a aplicação de um questionário padronizado pela CAPES a um grupo diversificado de 55 educadores, avaliando a aderência do PTT aos padrões educacionais, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade. Os educadores deram um retorno majoritariamente positivo, com a maioria reconhecendo o potencial do material didático de ressoar no meio educativo e além disso, valorizando sua abordagem interdisciplinar e sua relevância para os desafios ambientais atuais. O material também foi elogiado por sua adaptabilidade a diferentes ambientes de ensino e sua capacidade de fomentar o protagonismo dos estudantes no debate sobre ordenamento territorial do lugar de vivência. O material didático ressalta a importância das intervenções educacionais na remodelação das atitudes sociais em direção a um estilo de vida sustentável. Destaca o papel da bicicleta não apenas como meio de transporte e lazer, mas como instrumento de mudança ambiental, capaz de mitigar a poluição urbana e contribuir para uma paisagem urbana mais saudável e sustentável. O e-book surge como um promissor catalisador dessa transformação, com implicações potenciais para a formulação de políticas e o planejamento urbano centrados na mobilidade sustentável. Portanto, esta dissertação e seu PTT oferecem uma perspectiva única sobre a educação ambiental, propondo um plano prático para incorporar a sustentabilidade no cotidiano urbano por meio de iniciativas educacionais estratégicas no ensino básico.

Externa à Instituição - DANIELLE MARIA NASCIMENTO MOURA - UFPE
Presidente - 1552236 - HELOTONIO CARVALHO
Interno - 1130541 - LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 07/02/2024 09:05