Banca de DEFESA: HELOÍSA OLIVEIRA BERNARDO DA SILVA

DISCENTE: HELOÍSA OLIVEIRA BERNARDO DA SILVA
DATA : 29/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/ytq-ipfo-gfv

SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESÍDUOS ORGÂNICOS: AÇÕES SUSTENTÁVEIS VOLTADAS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

1.Educação Ambiental; Ciências Ambientais; ODS; Resíduos Sólidos; Pernambuco

Os problemas ambientais relacionados à gestão inadequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs) são crescentes. Em meio a este contexto, atividades/ações realizadas na escola que contribuam para a construção dos saberes necessários as boas práticas de sustentabilidade e sensibilidade ambiental são fundamentais. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo sensibilizar/conscientizar estudantes da educação básica da Escola Municipal Manoel da Rosa, do município de Paudalho – PE, sobre a Gestão dos Resíduos Orgânicos da escola, mediante a elaboração do Produto Técnico e Tecnológico (PTT) “Sequência Didática Resíduos Sólidos: ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica”. O trabalho está estruturado de acordo com a Agenda 2030 da ONU, tendo como norteadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 4 - Educação de Qualidade; ODS 6 - Água Potável e Saneamento; ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis; e que pudessem desenvolver competências que são previstas e estão descritas na Base Nacional Comum Curricular. Com a elaboração da sequência didática e a implementação de uma horta orgânica e de uma composteira na escola, pretende-se despertar o desenvolvimento da consciência socioambiental nos estudantes, a ampliação das discussões sobre educação ambiental e sustentabilidade, a reflexão acerca dos problemas gerados ao meio ambiente pelos Resíduos Sólidos Orgânicos e como estes podem ser solucionados a partir de práticas sustentáveis simples no ambiente escolar.

Presidente - ***.256.104-** - ALINEAUREA FLORENTINO SILVA - EMBRAPA
Externa à Instituição - LUCIENE VIEIRA DE ARRUDA - UEPB
Interno - 1130541 - LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 05/02/2024 18:32