Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA DE ASSIS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA DE ASSIS LIMA
DATA : 20/02/2024
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

Planilha Dinâmica para Gestão da Pegada Hídrica na Escola


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Hídrica. Educação Hídrica. Aprendizagem Baseada em Problemas. Práxis Ambiental.


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Os diretores das escolas públicas de Pernambuco indicaram três ‘gargalos’ da gestão hídrica nas escolas: 1° Como calcular a Pegada Hídrica na Escola? 2° Como avaliar as Ações Afirmativas que potencializam a Redução da Pegada Hídrica? 3° Como visualizar a Análise após a execução das Ações Afirmativas? Ações afirmativas são sequências didáticas que os professores utilizaram com produtos técnicos e tecnológicos construídos com a finalidade da educação hídrica dos alunos, a levar a uma práxis efetiva desta conscientização (e.g. redução no consumo). O objetivo geral deste Trabalho de Conclusão Profissional (TCP) foi a construção de uma ferramenta de cálculo e análise gráfica de avaliação da Pegada Hídrica na Escola, para certificação da efetividade de ações afirmativas. O procedimento metodológico seguiu basicamente três etapas: i) a construção de uma planilha dinâmica, ii) a aplicação de ações afirmativas, iii) a validação profissional da planilha. A planilha dinâmica denominada ‘Pegada Hídrica na Escola’ foi construída no editor de planilhas Excel no formato ‘.xlsx’ com as equações de pegada hídrica per capita por dia letivo. Ela foi concebida para ter cinco abas: aba 1) identificação do espaço escolar e créditos; aba 2) cálculo automático da Pegada Hídrica per capita; aba 3) cálculo automático da Pegada Hídrica per capita por turno; aba 4) cálculo automático da Pegada Hídrica per capita com a captação de água fora do sistema de abastecimento; e aba 5) cálculo automático da Pegada Hídrica per capita com análise da implementação da ação afirmativa. Os principais resultados deste TCP foram: i) a Planilha Dinâmica para cálculo automático da Pegada Hídrica na Escola foi construída, validada e bem avaliada pelos gestores educacionais; ii) os gestores educacionais conseguiram de forma intuitiva calcular a Pegada Hídrica na Escola; iii) as ações afirmativas foram efetivas, em todos cenários (mesorregiões de Pernambuco) de sua aplicação, resultou na redução da Pegada Hídrica na Escola; e iv) por Mesorregião, alguns produtos técnicos e tecnológicos foram mais significativos para o aumento da amplitude do balanço hídrico (maior redução do consumo hídrico).


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1542785 - ADRIANA FONTES - nullPresidente - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Interno - 2364049 - PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
Notícia cadastrada em: 01/02/2024 19:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04