Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA LIMA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA LIMA DE SANTANA
DATA : 29/08/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

Serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores urbanas: uma sequência didática para o ensino fundamental

serviços ecossistêmicos, educação ambiental, sequência didática, árvores urbanas

Os serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores urbanas proporcionam benefícios tanto para a qualidade e o equilíbrio ambiental, quanto para a saúde e o bem-estar das populações das cidades. No entanto, com o crescimento e a verticalização das cidades, as áreas naturais vêm sendo reduzidas, o que prejudica os serviços ecossistêmicos, p.ex. a regulação climática, e amplia os problemas ambientais urbanos, como a poluição dos rios, do solo e do ar. Diante desse contexto, é urgente que a sociedade busque valorizar e ampliar os elementos naturais nas paisagens urbanas, especialmente as árvores. A arborização urbana permite a continuidade de diversos serviços ecossistêmicos, essenciais à melhoria da qualidade ambiental e de vida das cidades. Deste modo, esse trabalho visa desenvolver uma proposta educativa que sensibilize a comunidade, a partir das escolas, para a importância das árvores na paisagem urbana. A fim de explorar essa temática, foi conduzida uma pesquisa com professores de diferentes disciplinas, com o objetivo de compreender como os profissionais abordariam o assunto em suas aulas e identificar possíveis estratégias de integração curricular. Vinte professores participaram da pesquisa e sugeriram a abordagem dos temas: espécies arbóreas e ecossistemas, sustentabilidade, o papel das árvores, impacto e interferência humana ao longo do tempo, impactos negativos promovidos pelo homem no MA. Além disso, sugeriram o uso das metodologias de produções textuais e produções visuais. As temáticas mencionadas contribuíram na construção de uma abordagem interdisciplinar focada na compreensão dos serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores urbanas. Para tal, foi elaborada uma Sequência Didática (SD) interdisciplinar, proporcionando aos estudantes vivenciarem, em diversas disciplinas, competências relacionadas à Educação Ambiental (EA). A SD construída considera as competências estabelecidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Política Nacional de Educação Ambiental e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O protótipo da SD está sendo construído e aplicado com estudantes dos 6º, 7º e 8º anos da Escola Municipal Alice Vilar de Aquino, localizada no Bairro de Socorro, Jaboatão dos Guararapes-PE.

Interna - 1316560 - ADRIANE PEREIRA WANDENESS
Presidente - 1516401 - CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
Externa à Instituição - FRANCINETE FRANCIS LACERDA
Notícia cadastrada em: 09/08/2023 13:08