APLICABILIDADE DA CARTILHA EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PARA O COMBATE DA INVISIBILIDADE BOTÂNICA
Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Ensino de Botânica; Metodologias Ativas; Ensino-aprendizagem
A formação inadequada dos professores em botânica tem sido um dos fatores para o desestímulo dos alunos por essa área gerando uma “invisibilidade botânica”, uma vez que não é transmitido a eles o assunto com entusiasmo. A compreensão dos conceitos de botânica e sua importância para a vida humana e a sustentabilidade do planeta são essenciais para perceber o ambiente de forma mais abrangente. Recursos como atividades práticas, observação, experimentação e identificação de espécies vegetais, integradas a tecnologias digitais como, utilização de cartilhas e informativos, contribuem para uma compreensão mais aprofundada da estrutura e função das plantas e sua importância para o meio ambiente, além de tornar o ensino mais atrativo e personalizado, estimulando a criticidade, comunicação, trabalho em equipe e motivação dos alunos. Dentro desse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma cartilha digital sobre invisibilidade botânica para os alunos dos anos finais do ensino fundamental. O trabalho vem sendo desenvolvido no Instituto Raquel de Queiroz, escola da rede privada de Recife. A metodologia será dividida em três partes: (i) sala de aula invertida, com o propósito de discutir os principais conceitos em botânica; (ii) ilhas de conhecimento, para trabalhar transdisciplinaridade, estimulando a articulação de ciências com outras áreas e (iii) compreender as fragilidades e potencialidades dos alunos, o professor desenvolverá a cartilha. Após a confecção, a cartilha será aplicada em sala de aula, como ferramenta avaliativa, em que os alunos utilizarão como base para responder um questionário. Por fim, a metodologia proposta e a cartilha serão validadas por professores de acordo com os critérios da CAPES para produtos técnicos/tecnológicos. Essa cartilha irá impactar no ensino de botânica e na forma de como os alunos irão visualizar o contexto em que as plantas estão inseridas em seu cotidiano, de observar o meio ambiente como um todo.