Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO GUSTAVO SOARES DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO GUSTAVO SOARES DE ARAUJO
DATA : 08/09/2020
LOCAL: https://meet.google.com/nus-fuqn-erc

FORTALECIMENTO AGROECOLÓGICO E CONSERVAÇÃO DO RIO IPOJUCA: DOCUMENTÁRIO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

agrobiodivesidade, recursos hídricos, agricultura, poluição das aguas.

A bacia do rio Ipojuca é de grande importância para o estado de Pernambuco, abrangendo municípios das mesorregiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata, atravessando boa parte do município de Caruaru, conhecido como a Capital do Agreste, título dado devido a sua grande influencia econômica, cultural e social. Esse rio tem um grande significado para o desenvolvimento da agropecuária do município de Caruaru. Diante disso é fundamental compreender que a bacia do rio Ipojuca vem sofrendo ao longo dos anos diversos impactos que tem comprometido a qualidade de suas águas. A passagem pelo perímetro urbano do município de Caruaru é um dos fatores que têm impulsionado o aumento do fluxo de poluição. O presente estudo teve como objetivo maximizar o uso do recurso hídrico a partir da conscientização da sua importância pelos estudantes localizados no trecho estudado, e com isso fortalecer o manejo agroecológico e da agrobiodiversidade no trecho às margens do rio Ipojuca no município de Caruaru – PE. O uso da Taxonomia dos Objetivos Educacionais serviu de base para facilitar a comunicação em todos as etapas desse processo. Através de uma pesquisa de campo exploratória e explicativa de carácter qualitativo e quantitativo, foi possível fazer um diagnóstico da atual realidade do rio Ipojuca nesse município. A pesquisa iniciou-se com um levantamento bibliográfico, seguido de visitas in loco para coleta de informações, registros fotográficos, captação de audiovisuais e entrevistas que comprova-se esses impactos ambientais, bem como essa dependência agroecológica. A partir das informações coletadas, foi possível fazer um levantamento dos fatores que contribuem para a degradação ambiental do recurso hídrico no município em questão, os principais riscos que causam a população e as consequências ao sistema agropecuário dependente do rio Ipojuca. Com os resultados obtidos foi constatado que o município de Caruaru não está gerindo esse recurso hídrico, bem como foi identificado um Ciclo de Dependência Ambiental onde quem poluí sofre por meio do consumo de insumos produzidos na agricultura com sua própria atitude e por fim, para sensibilizar a sociedade local a partir de agentes multiplicadores (estudantes da educação básica), foi produzido um audiovisual com o objetivo de levar conhecimento de situações causa e efeito aos envolvidos.

Presidente - ***.256.104-** - ALINEAUREA FLORENTINO SILVA - EMBRAPA
Interno - 1130541 - LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
Interno - 1736354 - BRUNO SEVERO GOMES
Externa ao Programa - 1133709 - VANICE SANTIAGO FRAGOSO SELVA - UFRNExterna à Instituição - PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA