PPGEP-CAA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: ADRYELLE SANAE JULIO

DISCENTE : ADRYELLE SANAE JULIO
DATA : 23/02/2022
LOCAL: Google Meet

PROPOSIÇÃO DE MODELO DE SELEÇÃO DE PORTFÓLIO DE FORNECEDORES UTILIZANDO FITRADEOFF

Portfólio de fornecedores; Sinergia; Componentes; Sistema de produção sob encomenda; MCDM; FITradeoff

O processo de seleção de fornecedores está ganhando importância, pois as empresas estão identificando que a falta de conhecimento e metodologia para esse problema pode ocasionar uma instabilidade de produção e financeira, além de baixa qualidade dos produtos e aumento nos custos em geral. Nesse sentido, o presente estudo visa propor um modelo de decisão multicritério para selecionar o melhor portfólio de fornecedores, considerando restrições do sistema de produção e os objetivos da organização, auxiliando empresas na tomada de decisão de escolha de fornecedores ideais, a fim de não prejudicar seu processo produtivo. O modelo proposto seleciona o conjunto ideal de fornecedores para produtos com sinergia presente em seus componentes e um sistema de produção sob encomenda, propondo como se pode gerar todas as combinações possíveis de componentes para um determinado produto e selecionar apenas as combinações não dominadas, de modo a calcular o seu desempenho em relação aos critérios custo, qualidade, tempo e credibilidade. O modelo foi aplicado a um problema real, em uma marcenaria de Barra do Bugres, onde foi montada a estrutura do armário de cozinha, e coletado os dados referentes aos 8 componentes que necessitavam da escolha de um fornecedor, além dos cenários de redundâncias existentes para o problema. Ao aplicar o modelo com os dados coletados foi possível obter 130 combinações não dominadas de fornecedores, das mais de 900 mil combinações possíveis. A partir disso, foi aplicado o método FITradeoff de escolha, com auxílio do SAD FITradeoff, para identificar qual o portfólio de fornecedores ideal para o produto. Como resultado, o modelo foi capaz de encontrar e recomendar a combinação mais adequada assim como o melhor cenário de redundância em que se deve acrescentar uma unidade para a fita bordo Louro Freijó (P2) e duas unidades para a dobradiça pistão curva (P4). O portfólio de fornecedores recomendado tem um custo total de 4797,90 reais e uma qualidade de 81,3%, significando que a chance de haver algum problema na produção ou de entregar um produto com falha ao cliente é de menos de 20%. Além disso, a chance de atender o prazo de 25 dias é de 77,96%. Foi feita uma análise de sensibilidade através do intervalo de pesos obtido e pôde se constatar que pequenas variações fazem com que a recomendação fornecida mude. Por fim, foram identificadas algumas vantagens da utilização do modelo proposto, como redução no esforço computacional, na interação com o decisor e simplificação da análise de sensibilidade, facilitando futuras aplicações.

Externa ao Programa - 3091524 - EDUARDA ASFORA FREJ
Presidente - 2889150 - JONATAS ARAUJO DE ALMEIDA
Interno - 2805590 - MARCELO HAZIN ALENCAR
Notícia cadastrada em: 15/02/2022 15:02