Banca de QUALIFICAÇÃO: DENIA SANTOS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENIA SANTOS DE OLIVEIRA
DATA : 15/12/2022
LOCAL: Google Meet às 16:00h

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO SOBRE A MODELAGEM HIDROLÓGICA EM REGIÕES SEMIÁRIDAS E ÚMIDAS

Evapotranspiração em modelos hidrológicos, Base global de evapotranspiração, CAWM.

Os reflexos das mudanças climáticas são visíveis em várias partes do planeta, o exemplo do que vem acontecendo com os recursos hídricos. Alterações na dinâmica global da temperatura média do ar e das precipitações pluviométricas afetam a quantidade e, consequentemente, na qualidade desse recurso vital para sobrevivência humana. A evapotranspiração desempenha um papel vital no equilíbrio hídrico. A água da interceptação das plantas, a água de superfície e a água do solo são consumidas pela evapotranspiração. De acordo com as estatísticas, em áreas úmidas a evapotranspiração é responsável por cerca de 50% da precipitação anual, enquanto em regiões áridas por cerca de 90%. A modelagem hidrológica requer conhecimento aprofundado sobre o ciclo hidrológico, e consequentemente, sobre todos os processos físicos que ocorrem durante uma chuva, ou seja, a própria chuva ou precipitação, a interceptação, a evapotranspiração, a infiltração e o escoamento superficial. Todos esses processos são representados através de métodos matemáticos. O CAWM – Campus Agreste Watershed Model é um modelo hidrológico conceitual e concentrado desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco, busca simplificar sua utilização através de poucos parâmetros calibráveis, reduzindo assim, a quantidade de dados necessários para a calibração e simulação, além de objetivar o processo de regionalização de dados entre bacias hidrográficas distintas. Neste contexto, o presente estudo aplica o modelo chuva-vazão conceitual, o CAWM (Campus Agreste Watershed Model), para avaliar o efeito da evapotranspiração em regiões semiáridas e úmidas, utilizando dados de normais climatológicas do Instituto Nacional de meteorologia- INMET e dados globais relacionados aos processos de evapotranspiração, com base na implementação da equação de evapotranspiração de referência de Penman-Monteith (FAO 56). As áreas que estão sendo analisadas nesse estudo compreendem rios intermitentes (Capibaribe, Ipojuca, Ipanema, Una, Pajeú, Canindé, Poti e Longá) e rios perenes (Tocantins, Araguaia, Parnaíba e Gurguéia), sendo em parte delas abordadas sub-bacias com dados que apresentem viabilidade para a pesquisa em questão.

Interno - 2886922 - ARTUR PAIVA COUTINHO
Presidente - 2130589 - JOSE ALMIR CIRILO
Interno - 1698142 - SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 13:20