Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS CAITANO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS CAITANO DA SILVA
DATA : 26/09/2022
LOCAL: Google Meet às 9:00h

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E BIOLÓGICA DA ZONA HIPORREICA NA INTERAÇÃO RIO-AQUÍFERO EM TRECHO DO RIO SÃO FRANCISCO

Meiofauna; Filtração em Margem; Abastecimento de Água

As condições climatológicas das regiões semiáridas agravam a situação da disponibilidade de recursos hídricos. No estado de Pernambuco não é diferente, há um crescente impasse em relação ao abastecimento de água potável, gerando problemas particularmente graves à população. Além da problemática da demanda, deve-se também garantir que a água distribuída esteja dentro dos devidos padrões exigidos para evitar danos à saúde. Diante disso, vem crescendo um interesse em pesquisas que possam melhorar e desenvolver técnicas alternativas de tratamento de água. Dentre as mais conhecidas está a Filtração em Margem (FM) que propõe um eficiente processo de atenuação da poluição, garantindo sustentabilidade no fornecimento de água potável a um custo mais baixo. Esta técnica vem auxiliando o abastecimento público por mais de um século em várias partes do mundo. Fundamentalmente, a compreensão da interação entre o manancial superficial e o aquífero subterrâneo é de total relevância para aplicação da FM. A zona interfacial em que as águas superficiais e subterrâneas se misturam, conhecida como Zona Hiporreica (ZH), é relevante para diversos processos e organismos do ecossistema aquático. Entre os vários grupos de organismos presentes na ZH, destaca-se a Meiofauna. Pouco se sabe sobre a influência de animais bentônicos, como a meiofauna, na eficiência da FM. Esse presente trabalho propôs analisar as condições da interação entre águas superficiais e subterrâneas por meio de uma caracterização física e biológica da ZH de um trecho do rio São Francisco que passa por cidades com problemáticas de abastecimento público e avaliar a aplicação da técnica de FM como possível solução. Foram pré-escolhidas para análise, partindo do interesse da Companhia Pernambucana de Saneamento, os municípios de Orocó e Santa Maria da Boa Vista, localizados na região do Submédio São Francisco. Realizou-se Ensaios de Sondagem SPT, Granulometria e teores de matéria orgânica e CaCo3 pensando na caracterização da zona hiporreica e análise da meiofauna para sua caracterização biológicos. Na caracterização física, as duas cidades resultaram baixos teores de matéria orgânica e CaCo3. Entretanto, Orocó se mostrou com um solo bastante rochoso composto por seixos e Santa Maria da Boa Vista apresentou um solo composto por finos. A análise de meiofauna contabilizou ao todo 472 indivíduos, com uma predominância de quase 60% do grupo taxonômico Nematoda. Entre os pontos de coleta, Santa Maria da Boa Vista obteve a maior abundância. Apesar da necessidade, a aplicação da técnica de FM nas duas cidades manifestou-se desfavorável devido ao grande impasse das características físicas do solo. E sugere-se procurar um município às margens do rio que estejam próximas aos aquíferos sedimentares.

Presidente - 2726911 - ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
Interna - 1061125 - ELIZABETH AMARAL PASTICH GONCALVES
Interna - 1528736 - SYLVANA MELO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 16/09/2022 09:29