Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA ALVES FEITOSA DE AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA ALVES FEITOSA DE AMORIM
DATA : 16/09/2022
LOCAL: Google Meet ás 09:00h

REÚSO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NO CULTIVO DE TOMATE (LYCOPERSICUM ESCULENTUM MILL.)

nutrientes; produtividade; fitossanidade; semiárido

A escassez da água tem-se intensificado em algumas regiões do mundo devido aos períodos prolongados de secas e ao desabastecimento público de água. O cultivo de alimentos requer um volume considerável de água doce e ainda é muito dependente do uso de fertilizantes minerais, os quais podem comprometer o meio ambiente em virtude do acúmulo de substâncias químicas ao solo provocado pelo uso excessivo desses fertilizantes. Diante deste contexto, uma alternativa atraente para uma produção agrícola sustentável é o uso do esgoto tratado na fertirrigação de culturas agrícolas, que podem suprir as demandas de água e nutrientes das plantas. O tomate (Lycopersicum esculentum Mill.) é uma das principais hortaliças produzidas e consumidas no Brasil. Ademais, o tomateiro é bastante exigente quanto a umidade do solo e elevadas variações de lâminas de água de irrigação podem provocar distúrbios fisiológicos, como o surgimento de rachaduras nos frutos. Com isso, este trabalho busca estudar o reúso de efluentes domésticos tratados, a diferentes lâminas de irrigação, no cultivo do tomate, a fim de proporcionar subsídios técnicos e científicos à prática desse tipo de reúso no cultivo de hortaliças na região do semiárido. O experimento será desenvolvido em Caruaru – PE, no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), em estufa. O experimento será montado em delineamento inteiramente casualizado, com 8 tratamentos e 4 repetições. As plantas serão irrigadas com água e esgoto tratado, a diferentes lâminas de irrigação (50% e 100% da lâmina total requerida para atender às necessidades hídricas da cultura). As plantas serão germinadas para realização do transplantio em solo pobre em nutrientes, em vasilhas de aproximadamente 5L de volume, as regas serão manuais e diárias. As análises preliminares do esgoto tratado apresentaram boas características para aplicação em reúso agrícola, no entanto a quantidade de nutrientes não é suficiente para o exigido pela cultura, sendo necessária a complementação com fertilizantes. O solo escolhido foi caracterizado com Franco Arenoso com baixa quantidade de nutrientes. A primeira etapa de plantio, a germinação do tomate cereja se desenvolveu no prazo mínimo dado pelo fabricante. Ao final do experimento, espera-se que o esgoto tratado possa beneficiar o cultivo de tomateiros, aumentando sua produtividade e melhorando a qualidade dos frutos, sem comprometer sua fitossanidade, e que possa trazer benefícios técnicos e econômicos aos agricultores da região.

Presidente - 1061125 - ELIZABETH AMARAL PASTICH GONCALVES
Interna - 1761999 - KENIA KELLY BARROS DA SILVA
Externo ao Programa - 1132313 - MARIO TAKAYUKI KATO
Externa à Instituição - SHYRLANE TORRES SOARES VERAS - UFPE