Banca de QUALIFICAÇÃO: PAMELLA GOMES DA SILVA FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAMELLA GOMES DA SILVA FARIAS
DATA : 31/08/2022
LOCAL: CARUARU/PE
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE FORNECIMENTO DE ÁGUA BRASILEIROS


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas de abastecimento de água. Indicadores de desempenho. Índice global. Análise multicritério de apoio à decisão. Eficiência.


PÁGINAS: 49
RESUMO:

O uso de sistemas de indicadores de desempenho é imprescindível para avaliar o desempenho dos sistemas de abastecimento de água. Estes permitem a quantificação das metas e objetivos da prestação de serviços e se apresentam como a melhor alternativa para o acompanhamento da eficiência destes sistemas, com aplicações diretas para gestores, agências reguladoras, investidores, usuários, sociedade e próprios prestadores. Os indicadores de desempenho correspondem a uma medida quantitativa do nível de serviço da prestadora capaz de simplificar uma avaliação que seria mais complexa e subjetiva. Estes são adotados na indústria da água para capturar informações sociais, ambientais, econômico-financeiros e operacionais. O desenvolvimento de indicadores para caracterizar os serviços de saneamento básico e auxiliar na gestão dos mesmos vem ganhando grande aceitabilidade na comunidade técnica-científica. Entretanto, os técnicos e gestores ainda têm dificuldade de interpretar o desempenho global dos sistemas pelo fato de os indicadores possuírem características e avaliações diferentes. A principal limitação para a avaliação global é a falta de uma visão mais abrangente na análise simultânea de um conjunto de indicadores. A maioria das pesquisas direcionadas à avaliação dos sistemas de abastecimento de água tem foco em aspectos operacionais e de projeto, em particular das redes de distribuição de água e dos sistemas de bombeamentos, levando a índices baseados principalmente em critérios técnicos como confiabilidade, resiliência e vulnerabilidade. De forma a superar este desafio, agregar indicadores individuais por meio de análise multicritério de apoio à decisão pode ser uma solução para a construção de índices globais sintéticos. A literatura apresenta poucos trabalhos que se concentraram no desenvolvimento de um indicador global que forneça uma perspectiva holística. Nesse contexto, objetiva-se, com este projeto de pesquisa, o desenvolvimento de um índice global baseado em indicadores operacionais, econômico-financeiros e de qualidade que permita avaliar a qualidade dos serviços de sistemas de abastecimento de água.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2726911 - ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
Externa ao Programa - 1809373 - MAISA MENDONCA SILVA
Interno - 1698142 - SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
Notícia cadastrada em: 17/08/2022 14:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11