Banca de QUALIFICAÇÃO: EDMILSON GOMES JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDMILSON GOMES JUNIOR
DATA : 19/04/2021
LOCAL: Google meer
TÍTULO:

Diagnóstico da gestão de resíduos de construção e demolição e seus impactos ambientais na cidade de caruaru, Pernambuco.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão de resíduos. Resíduos de construção e demolição. IGRCD.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Os geopolímeros emergiram como um dos materiais não metálicos inorgânicos mais promissores nos últimos anos, devido às suas vantagens, como baixa taxa de emissão de CO2 na sua produção, protocolo de síntese fácil, disponibilidade local das matérias-primas, boa resistência térmica, estrutura porosa leve, endurecimento rápido em baixa temperatura. Grande parte da literatura está voltada para a produção de geopolímeros usando fly ash e metacaulim. No entanto, é importante a busca por novos materiais para produção de geopolimeros para situações nas quais se observa baixa disponibilidade de tais precursores. Diante do exposto, este projeto propõe investigar a viabilidade do uso de bentonita como precursor geopolimérico, pois além de ser um aluminossilicato disponível em regiões onde há baixa disponibilidade de metacaulim e fly ash, pode contribuir para produzir geopolímeros mais porosos adequados a aplicações especiais, como isolamento térmico, adsorção de contaminantes, transporte de gases, entre outras. Nesta pesquisa, serão avaliados os efeitos da razão molar SiO2/Al2O3, da concentração de álcali e da temperatura de cura nas propriedades mecânicas (resistência à compressão), reológicas (estudo de viscosidade, limite de escoamento e tempo de pega) e estrutura de poros (por tomografia) dos geopolímeros produzidos. A caracterização da matéria-prima e dos geopolímeros será realizada por DRX, FRX, FTIR e MEV. Espera-se compreender como a razão sílica/alumina, concentração de álcali e temperatura de cura afetam as propriedades mecânicas e reológicas de geopolímeros produzidos com bentonita, bem como a formação de estrutura de poros regular, sem a necessidade de incorporação de agentes formadores de espuma.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2984374 - MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
Externo à Instituição - DIOGO HENRIQUE FERNANDES DA PAZ
Externa à Instituição - KALINNY PATRÍCIA VAZ LAFAYETTE
Notícia cadastrada em: 27/12/2021 08:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10