Banca de DEFESA: HUGO CESAR CANDIDO PESSOA

DISCENTE : HUGO CESAR CANDIDO PESSOA
DATA : 22/07/2021

PLANEJAMENTO DE REDES DE MACRODRENAGEM COM MODELO DIGITAL DO TERRENO DE ALTA RESOLUÇÃO

Modelo Hidrológico HEC-HMS, Drenagem Urbana, Geoprocessamento, PE3D

A deficiência dos sistemas de drenagem urbana é responsável por problemas que se manifestam com os eventos de precipitação mais intensa e concentrada no tempo. Algumas cidades são afetadas praticamente todos os anos no período chuvoso, como Recife. Outras com menor frequência, como as localizadas no semiárido, que a precipitação é mais reduzida. Porém, não é incomum nessas cidades a ocorrência das chuvas mais concentradas e quando ocorre há muitos danos. Para o desenvolvimento de estudos/projetos de sistemas de micro/macrodrenagem é essencial o conhecimento detalhado do relevo, pois, na maioria das soluções, depende-se das declividades para conduzir a água para o seu destino final. É possível fazer o levantamento topográfico por meio de tecnologias como interferometria e LIDAR, em que o banco de dados é assistido por Geoprocessamento. O modelo hidrológico é uma das ferramentas desenvolvidas para entender e representar o comportamento da bacia hidrográfica e prever condições diferentes das observadas, associado a técnicas de Geoprocessamento, pode-se facilmente prever eventos críticos como inundação. Portanto evidencia-se quão relevante é a necessidade de realizar estudos hidrológicos em regiões afetadas por chuvas intensas. A pesquisa tem o objetivo descrever o comportamento da bacia do Ipojuca na zona urbana de Caruaru ao ser submetida a eventos de chuvas intensas. Por outro lado, do estudo foi possível obter dados de característicos que podem potencialmente auxiliar a gestão municipal no planejamento de ações de drenagem urbana no município de Caruaru.

Externo ao Programa - 1130841 - JAIME JOAQUIM DA SILVA PEREIRA CABRAL
Presidente - 2130589 - JOSE ALMIR CIRILO
Interno - 1698142 - SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
Notícia cadastrada em: 19/07/2021 09:02