Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON LIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON LIRA DA SILVA
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Totalmente Remota às 7:30h

APLICAÇÃO DE PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO HETEROGÊNEO NO TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL DE UMA LAVANDERIA DE BENEFICIAMENTO DE JEANS DO MUNICÍPIO DE TORITAMA - PE

Processo Oxidativos Avançados; Fotocatálise heterogênea; Dióxido de Titânio.

A atividade de lavagem do jeans é responsável pelo maior problema de poluição observada na região que compreende o arranjo produtivo local de confecções no Agreste Pernambucano, que se caracteriza pela geração de poluentes hídricos, provenientes das etapas de beneficiamento do jeans, possuindo um potencial poluidor elevado, em função do uso de corantes e outros aditivos, que conferem ao efluente final, além da coloração acentuada, elevados níveis de DQO, necessitando assim, antes do seu lançamento nos corpos hídricos, passar por um tratamento adequado. Não existe um método que seja universalmente utilizado para o tratamento desses efluentes, sabe-se que a principal forma de degradação utilizada é a utilização dos métodos físico-químicos e biológicos, que vão atuar na remoção de matéria orgânica sem degradar totalmente o contaminante. No entanto, existem alguns processos que tem um maior poder oxidante e que podem ser levados em consideração no tratamento desse tipo de efluente, que são os Processos Oxidativos Avançados – POAs. Esse trabalho pretende avaliar a eficiência da degradação de corantes do efluente têxtil real de uma lavanderia utilizando o POA - Processo Oxidativo Avançado – Fotocatálise Heterogênea com dióxido de titânio (TiO2) e comparar os resultados com a eficiência obtida com o tratamento já utilizado pela lavanderia. Para tal, será utilizado o dióxido de titânio como catalisador em dispersão no efluente passando por agitação mecânica por um tempo e, logo após, adicionado ao processo, o peróxido de hidrogênio – H2O2, em exposição do material a luz solar e a luz artificial. Para a exposição em luz artificial será utilizado um fotorreator de bancada, e para a medição da luz solar no momento da exposição será utilizado um luxímetro. Após a aplicação do POA serão realizadas análises de DQO, cor, turbidez, pH e a leitura em espectrofotômetro no efluente tratado para a determinação da degradação dos corantes. Após o experimento, serão realizados testes de toxicidade no efluente tratado. Os resultados parciais foram obtidos primeiramente a partir da realização de uma revisão sistemática com artigos das plataformas Scopus e Web of Science utilizando a metodologia PRISMA e o programa VOSviewer na geração de mapas temáticos, acerca da utilização do dióxido de titânio no tratamento de efluentes com corantes têxteis, além dos resultados das análises de caracterização dos efluentes reais bruto e tratado do sistema de tratamento adotada pela lavanderia.

Interna - 1061125 - ELIZABETH AMARAL PASTICH GONCALVES
Presidente - 2282722 - GILSON LIMA DA SILVA
Externo ao Programa - 2324042 - OSMAR VERAS ARAUJO - null
Notícia cadastrada em: 14/12/2023 14:57