Banca de DEFESA: DENIA SANTOS DE OLIVEIRA

DISCENTE: DENIA SANTOS DE OLIVEIRA
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Remota (Google Meet)

ANÁLISE DO IMPACTO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO NA MODELAGEM HIDROLÓGICA EM REGIÕES SEMIÁRIDAS E ÚMIDAS

Evapotranspiração, Modelo hidrológico, Regiões semiáridas e úmidas

Este estudo se concentra na análise do impacto da evapotranspiração em regiões semiáridas e úmidas usando o modelo hidrológico Campus Agreste Watershed Model (CAWM). Foram utilizados dois conjuntos de dados para estimar a evapotranspiração: dados das Normais Climatológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e dados do Global Reference Evapotranspiration (Global ET0), baseado na equação de Penman-Monteith, uma metodologia internacionalmente reconhecida. O CAWM é um modelo hidrológico conceitual com versões específicas para regiões semiáridas (Versão IV) e úmidas (Versão V), desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco. Essas versões visam simplificar a aplicação do modelo, reduzindo a necessidade de dados de calibração e facilitando a regionalização entre bacias hidrográficas. A pesquisa incluiu a calibração e validação dos parâmetros do CAWM em 13 sub-bacias. Os resultados revelaram diferenças notáveis na evapotranspiração entre as regiões semiáridas e úmidas. Em muitas sub-bacias semiáridas, a evapotranspiração potencial estimada pelo INMET superou consistentemente os valores globais. Já nas sub-bacias das regiões úmidas, houve divergências nos valores de evapotranspiração entre os dois conjuntos de dados. Foi observado que a evapotranspiração varia significativamente entre essas regiões. A precisão dos dados de evapotranspiração afetou as simulações de vazões, especialmente nas regiões úmidas. A estimativa precisa da evapotranspiração é fundamental tanto em regiões semiáridas quanto em áreas úmidas. Nas regiões semiáridas, é crucial para a gestão dos recursos hídricos e a adaptação às mudanças climáticas, enquanto nas regiões úmidas, desempenha um papel essencial na previsão de eventos extremos, na gestão sustentável da água e na conservação de ecossistemas aquáticos. Em ambos os casos, a compreensão adequada da evapotranspiração é essencial para decisões informadas sobre recursos hídricos e biodiversidade. Portanto, o desenvolvimento contínuo de técnicas precisas de estimativa da evapotranspiração é imperativo.

Externo ao Programa - 1688881 - ALFREDO RIBEIRO NETO - nullInterno - 2886922 - ARTUR PAIVA COUTINHO
Presidente - 2130589 - JOSE ALMIR CIRILO
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 14:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10