Banca de DEFESA: OZONIAS DE OLIVEIRA BRITO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OZONIAS DE OLIVEIRA BRITO JUNIOR
DATA : 16/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

TAXONOMIA PARA AVALIAÇÃO PLURIDIMENSIONAL DE RECURSOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Recursos Digitais de Aprendizagem. Taxonomia para a 
Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem. Qualidade de Software. 
Qualidade de Uso. Qualidade Pedagógica.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

Recursos Digitais de Aprendizagem (RDAs) são projetados para implantar 
pedagogias baseadas no uso do computador e contribuir para o processo de 
ensino e aprendizagem. Diante da importância de garantir a qualidade desses 
recursos, a proposição de abordagens para sua avaliação é abundante na 
literatura nacional e internacional. A diversidade de abordagens para 
avaliação de RDAs e sua caracterização heterogênea dificultam a verificação 
da qualidade destes recursos. A inexistência de um consenso sobre os 
critérios a serem adotados, assim como da relação explícita entre estes e 
os arcabouços de qualidade, são barreiras para o processo de avaliação em 
si. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo favorecer a 
avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem a partir de uma 
metaorganização de dimensões, categorias e critérios em uma taxonomia que 
contempla a qualidade de software, de uso, pedagógica e híbrida. O processo 
de desenvolvimento da Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de 
Aprendizagem (TaRDa) pautou-se no estudo e caracterização de 26 abordagens 
para avaliação de RDAs, selecionadas a partir de uma Revisão Exploratória e 
Sistemática de Literatura. Foram extraídos e analisados um total de 724 
critérios a partir do corpus de 172 publicações nacionais e internacionais 
contempladas no estudo. TaRDa foi concebida a partir de um processo 
iterativo e incremental, com validações cíclicas conduzidas com 
especialistas das áreas de Qualidade de Software, de Usabilidade e 
Educadores. A verificação da adequação de TaRDa considerou a opinião de um 
total de 102 especialistas com a aplicação de surveys on-line e grupos 
focais. Como resultado, TaRDa consiste em um instrumento para facilitar a 
avaliação de RDAs, sendo composta por 49 critérios e suas respectivas 
descrições, alocados em 17 categorias em consonância com 4 dimensões de 
qualidade (de uso, de software, pedagógica e híbrida).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2133438 - ALEXANDRE MARCOS LINS DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - ALIXANDRE THIAGO FERREIRA DE SANTANA - OUTRA
Externo à Instituição - DORGIVAL PEREIRA DA SILVA NETTO - UFCA
Externa à Instituição - PASQUELINE DANTAS SCAICO - UFPB
Externa à Instituição - TACIANA PONTUAL DA ROCHA FALCAO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 25/08/2022 10:23
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