Banca de DEFESA: Geicianfran Da Silva Lima Roque

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Geicianfran Da Silva Lima Roque
DATA : 18/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Agente Conversacional no Autocuidado de Feridas


PALAVRAS-CHAVES:

Inteligência artificial; Aplicativo móvel; Enfermagem.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

A crescente demanda por pacientes com feridas, tem desafiado 
significativamente os enfermeiros em seu trabalho. Um agente conversacional 
com conteúdo baseado em evidências devidamente validado pode auxiliar 
enfermeiros e pacientes no gerenciamento do autocuidado. Este trabalho 
descreve o desenvolvimento de um agente conversacional (botcurativo) que 
visa auxiliar o autocuidado no manejo de feridas no ambiente doméstico, 
fornecendo orientação sobre os procedimentos de curativos recomendados para 
cada tipo de ferida. A pesquisa metodológica foi realizada em cinco etapas. 
A primeira etapa corresponde o levantamento dos requisitos, em seguida 
realiza à validação do conteúdo do roteiro através de um painel de 
enfermeiros estomaterapeutas, que avaliaram os domínios e itens do roteiro 
do agente conversacional. A análise dos dados foi realizada utilizando o 
Índice de Validade do Conteúdo por níveis individuais e de escala (≥ 0,80). 
Assim, para verificar o acordo entre os agente conversacional, foi 
utilizado o teste Kappa. O agente de conversação foi desenvolvido na 
segunda etapa utilizando a plataforma Dialogflow. Na terceira etapa, a 
usabilidade do agente conversacional foi analisado usando a Escala de 
Usabilidade do Sistema (SUS) por 17 usuários, 8 pacientes com feridas 
crônicas, 5 cuidadores de pessoas com feridas agudas e crônicas e 4 
enfermeiros. Finalmente, a etapa 4 foi um estudo de caso onde 9 
participantes foram entrevistados, incluindo pacientes e cuidadores. 
Avaliamos a percepção do usuário ao utilizar o Botcurativo. Os dados 
coletados foram analisados utilizando técnicas de codificação aberta e 
axial. Os resultados foram analisados usando a ferramenta MAXQDA. Os 
domínios estabelecidos alcançaram excelentes critérios de adequação, 
relevância e representatividade, todos acima de 90%; o índice de validade 
do conteúdo por nível de escala alcançou 0,97 e 0,82 pelos métodos de 
acordo médio e universal, respectivamente, com excelente concordância entre 
os avaliadores (valor Kappa: 0,83). A pontuação geral de usabilidade foi de 
80,1. A percepção dos sete pacientes que utilizaram o Botcurativo, com a 
causa da ferida afetada por trauma ou patologia, teve uma sensação 
positiva. Por outro lado, quando a causa da ferida era uma lesão por 
pressão, os pacientes eram idosos e tinham comorbidades, e seus cuidadores, 
os participantes da pesquisa, tinham sentimentos negativos e precisavam de 
cuidados mais humanizados. O script desenvolvido e incorporado ao protótipo 
do agente conversacional atingiu um nível satisfatório de validade do 
conteúdo. A usabilidade foi considerada boa, acrescentando credibilidade ao 
dispositivo, e a percepção do usuário apresentou um sentimento positivo na 
aplicação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO DE OLIVEIRA SOUZA
Presidente - 3144616 - FILIPE CARLOS DE ALBUQUERQUE CALEGARIO
Interno - 2766820 - SERGIO RICARDO DE MELO QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 22/07/2022 09:57
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