Human-Robot Interaction Engagement Strategies for Children’s Education
Robôs Sociais, Educação Musical, Crianças, Avaliação de Usuário, Corporificação Robótica
A Robótica Assistiva e Educacional é uma das áreas de amplo destaque no campo da Interação Humano-Robô. Em relação a esse aspecto, recente revisão de literatura indica que o uso de robôs sociais no domínio educacional tem despertado significativa atenção nos últimos anos. Recursos tecnológicos podem apoiar a educação musical no desenvolvimento de habilidades individuais, além de apoio ao ensino à distância e o fortalecimento da autoeficácia e do aprendizado de habilidades independentes. As tecnologias podem reforçar as estratégias de aprendizagem existentes e incentivar mais pessoas a aprender música. O engajamento, nesse sentido, é fundamental para evitar a desistência e induzir o interesse do indivíduo em desenvolver novos horizontes de aprendizagem. O presente trabalho concentra-se então na comparação de dois modelos de robôs sociais que executam a mesma aplicação de Interação Humano-Robô (IHR) visando o contexto da educação musical para crianças, e a descoberta dos designs robóticos preferidos pelo público-alvo nas tarefas avaliadas. A avaliação realizada usou um protocolo remoto experimental que apoia a coleta de feedback online com os usuários durante a pandemia do COVID-19. Os resultados empíricos apoiaram a realização de avaliações quantitativas e qualitativas de nossa aplicação, além de destacar as diferenças percebidas nos recursos existentes nos corpos desses robôs.