Banca de DEFESA: MÁVERICK ANDRÉ DIONÍSIO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁVERICK ANDRÉ DIONÍSIO FERREIRA
DATA : 25/09/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Análise de rede para identificar o discurso sociocognitivo 
presente nos papéis desempenhados por estudantes em fóruns de discussão


PALAVRAS-CHAVES:

Fóruns de Discussão. Comunidade de Inquérito. Processamento 
de Linguagem Natural. Análises de redes epistêmicas. Papéis Roteirizados. 
Papéis Emergentes.


PÁGINAS: 148
RESUMO:

Os fóruns de discussões são ferramentas importantes para promover a 
interação social no contexto da Educação à Distância, pois permitem que 
estudantes e professores possam estabelecer um ambiente de colaboração. 
Apesar disso, estudos têm pontuado a dificuldade dos professores em 
acompanhar as discussões ao passo em que o número de postagens aumenta. 
Onde, para impulsionar debates com níveis elevados de aprendizagem, a 
literatura tem defendido o acompanhamento dos fóruns sob o olhar de uma 
teoria educacional denominada de Comunidade de Inquérito (CoI), que é 
composta por três dimensões: presença social, presença cognitiva e presença 
de ensino. Acredita-se também que definição prévia dos papéis/funções que 
os estudantes devem assumir durante os debates, e o acompanhamento dos 
papéis que os discentes assumirão espontaneamente, são relevantes para o 
processo de mediação nos fóruns. Todavia, como os professores podem 
acompanhar tais aspectos das contribuições textuais inseridas nos fóruns a 
medida em que os debates se intensificam? Podendo essa dificuldade de 
acompanhamento resultar em diversos problemas, dentre eles: demora para os 
professores fornecerem \textit{feedback} aos estudantes ocasionando, assim, 
desmotivação; e desconhecimento por parte dos professores dos 
desdobramentos das discussões, papéis assumidos pelos estudantes, 
impossibilitando a devida (re)adequação do design instrucional. Diante 
disso, nos últimos anos, diversos estudos foram realizados com o objetivo 
de construir mecanismos voltados para o acompanhamento automático das 
interações sociais e dos papéis desempenhados pelos estudantes durante os 
debates. Com isso, evidencia-se um problema no âmbito técnico referente as 
deficiências presentes nos recursos de Processamento de linguagem natural 
(PLN) para a língua portuguesa. Tal problema dificulta a construção de 
modelos de PLN voltados para ambientes ricos de linguagem como os fóruns de 
discussão, por exemplo, em países onde a Educação online e/ou híbrida tem 
crescido ao longo dos últimos anos como o Brasil. Portanto, esta tese 
propõe: 1) uma abordagem de classificação, multilingua e automática, capaz 
de classificar postagens de fóruns de discussão de acordo com as categorias 
das presenças social e cognitiva da teoria educacional Comunidade de 
Inquérito (CoI); 2) uma abordagem para acompanhamento dos papéis 
roteirizados e emergentes, desempenhados pelos estudantes nos fóruns, com 
base nas presenças social e cognitivas do modelo CoI.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FILIPE DWAN PEREIRA - UFRR
Externo à Instituição - RAFAEL DIAS ARAÚJO - UFU
Interno - 1866615 - ADENILTON JOSÉ DA SILVA
Externo à Instituição - ANDRÉ CÂMARA ALVES DO NASCIMENTO - UFRPE
Presidente - 2199306 - PATRICIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI TEDESCO
Notícia cadastrada em: 31/08/2023 08:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04