Análise de rede para identificar o discurso sociocognitivo
presente nos papéis desempenhados por estudantes em fóruns de discussão
Fóruns de Discussão. Comunidade de Inquérito. Processamento
de Linguagem Natural. Análises de redes epistêmicas. Papéis Roteirizados.
Papéis Emergentes.
Os fóruns de discussões são ferramentas importantes para promover a
interação social no contexto da Educação à Distância, pois permitem que
estudantes e professores possam estabelecer um ambiente de colaboração.
Apesar disso, estudos têm pontuado a dificuldade dos professores em
acompanhar as discussões ao passo em que o número de postagens aumenta.
Onde, para impulsionar debates com níveis elevados de aprendizagem, a
literatura tem defendido o acompanhamento dos fóruns sob o olhar de uma
teoria educacional denominada de Comunidade de Inquérito (CoI), que é
composta por três dimensões: presença social, presença cognitiva e presença
de ensino. Acredita-se também que definição prévia dos papéis/funções que
os estudantes devem assumir durante os debates, e o acompanhamento dos
papéis que os discentes assumirão espontaneamente, são relevantes para o
processo de mediação nos fóruns. Todavia, como os professores podem
acompanhar tais aspectos das contribuições textuais inseridas nos fóruns a
medida em que os debates se intensificam? Podendo essa dificuldade de
acompanhamento resultar em diversos problemas, dentre eles: demora para os
professores fornecerem \textit{feedback} aos estudantes ocasionando, assim,
desmotivação; e desconhecimento por parte dos professores dos
desdobramentos das discussões, papéis assumidos pelos estudantes,
impossibilitando a devida (re)adequação do design instrucional. Diante
disso, nos últimos anos, diversos estudos foram realizados com o objetivo
de construir mecanismos voltados para o acompanhamento automático das
interações sociais e dos papéis desempenhados pelos estudantes durante os
debates. Com isso, evidencia-se um problema no âmbito técnico referente as
deficiências presentes nos recursos de Processamento de linguagem natural
(PLN) para a língua portuguesa. Tal problema dificulta a construção de
modelos de PLN voltados para ambientes ricos de linguagem como os fóruns de
discussão, por exemplo, em países onde a Educação online e/ou híbrida tem
crescido ao longo dos últimos anos como o Brasil. Portanto, esta tese
propõe: 1) uma abordagem de classificação, multilingua e automática, capaz
de classificar postagens de fóruns de discussão de acordo com as categorias
das presenças social e cognitiva da teoria educacional Comunidade de
Inquérito (CoI); 2) uma abordagem para acompanhamento dos papéis
roteirizados e emergentes, desempenhados pelos estudantes nos fóruns, com
base nas presenças social e cognitivas do modelo CoI.