As representações sociais e o ensino de filosofia: um estudo filosófico/pedagógico.
Teoria do Reconhecimento; Ensino de Filosofia; Ensino
O texto apresenta um percurso histórico que possa retomar bases do reconhecimento social alinhado a categoria filosófica, para tentar explicar as problemáticas sociais, pertinentes no contexto social, emaranhadas nas posturas humanas, abarcadas por experiência que dentro dos ditames sociais podem ser consideradas justas ou injustas, para compreender a vulnerabilidade no que tange as formas dos indivíduos se representarem em sociedade, assim, faz necessário buscar compreender as características relacionadas a Teoria do Reconhecimento Intersubjetivo.
A categoria de reconhecimento social, antecede os intelectuais da Escola de Frankfurt, que serviu de base para as ciências sociais, humanas e também na filosofia, e que também auxiliou para a passagem da Teoria Tradicional para a Teoria Crítica, empenhando-se nas interpretação dos sentidos sociais, buscando identificar e interpretar nos problemas sociais, aos olhares de vários intelectuais e em diferentes esferas do campo do saber