Uma festa entre o chão e o palco: estudo sobre as relações políticas na construção do Carnaval do Recife
Antropologia do Estado; Carnaval do Recife; Políticas Públicas de Cultura.
O Carnaval do Recife é uma das festas populares mais tradicionais do país. É também uma
política pública fundamental para o setor culturalda cidade, sendo responsável por mobilizar
trabalhadores de diversas áreas que se envolvem no processo de construçãoda festa ao longo
de todo o ano e se articulam para ver, na folia, refletidas suas demandas de grupo ou mesmo
seus interesses particulares. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo a observação dos
processos de mediação existentes entre os diferentesatores situados do lado de fora das
fronteiras da gestão pública, bem como entre eles e os atores localizados dentro do estado e,
portanto, seus representantes. Partindo de uma perspectiva do estado como ponto de vista
(LEIRNER, 2003), observo as relações políticas estabelecidas ao longo do processo de
produção da festa para compreender como os diferentes contextos de articulação política—
conceito adaptado a partir da ideia proposta por Jean-Pierre Olivier de Sardan (2001)—vão
interferir no desenho e execução da políticaestatal, bem comonos arranjos e rearranjos que
definem as fronteiras do estado e as experiências da festa na cidade.O Carnaval do Recife é
utilizado nesta tese como pano de fundo para o estudo das políticas culturais sob a ótica da
Antropologia do Estado e das Políticas Públicas.