Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE CORREA DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE CORREA DE ANDRADE
DATA : 12/03/2024
LOCAL: Sessão por videoconferência (fechada ao público).
TÍTULO:

CONDICIONADOR UNIFICADO DE QUALIDADE DE ENERGIA MONOFÁSICO SEM TRANSFORMADOR BASEADO EM UM CONVERSOR DE CINCO CHAVES EDOIS BRAÇOS (FSTL-UPQC).

 


PALAVRAS-CHAVES:

Conversores cc-ca, inversores, condicionamento de energia, qualidade de energia, UPQC. 


PÁGINAS: 121
RESUMO:

O SSTL-UPQC e o TL-UPQC com estratégia de controle baseada na tradicional técnica de modulação por vetores espaciais para conversores AC-AC trifásicos do tipo VSI (Voltage Source Inverter), são duas topologias com aplicação para UPQC monofásico sem transformador. Propostas por Genu (2020) e por Lu (2016), respectivamente, são alternativas de melhor custo-benefício em relação ao tradicional FB-UPQC, devido ao reduzido do número de chaves semicondutoras, seis ao invés de oito, e à supressão do transformador. No entanto, o SSTL-UPQC é uma topologia a quatro fios, o que faz com que surja uma corrente de circulação pelo conversor, sendo mais uma variável a ser controlada e minimizada no sentido de redução de perdas e aumento do rendimento no conversor. Nesse contexto, surge a necessidade de buscar uma alternativa de topologia de conversor aplicada ao UPQC, também focada na redução do número de dispositivos semicondutores, mas, como forma de simplificação de implementação, sem o problema de circulação de corrente verificado no SSTL-UPQC e com uma estratégia de controle baseada na que foi proposta para TL-UPQC por Lu (2016). Este trabalho então propõe uma nova topologia de conversor, chamada de FSTL-UPQC, com aplicação para UPQC monofásico sem transformador. A topologia possui cinco chaves semicondutoras e conecta-se à rede por meio de um filtro passivo LC e por meio de um capacitor série. Duas modulações por largura de pulso (PWM) são apresentadas: a modulação por vetores espaciais e a modulação escalar, ambas generalizadas, isto é, capazes de reproduzir qualquer técnica de PWM. Em sua estratégia de controle, as unidades série e shunt do FSTL-UPQC estão naturalmente desacopladas, permitindo que as técnicas de controle existentes para filtros ativos e DVR possam ser diretamente aplicadas. O detalhamento teórico da topologia proposta, juntamente com os resultados de simulação e experimentais apresentados, comprovam a funcionalidade do FSTL-UPQC como uma alternativa de melhor custo, eficiência e de implementação mais simples, quando comparada com as topologias SSTL-UPQC, TL-UPQC e FB-UPQC.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - NADY ROCHA - UFPB
Externo à Instituição - EDGARD LUIZ LOPES FABRICIO - IFPB
Presidente - 1146270 - RAFAEL CAVALCANTI NETO
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 14:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05