Banca de DEFESA: TARLEI APARECIDO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TARLEI APARECIDO SANTOS
DATA : 30/08/2021
HORA: 10:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

INTEGRAÇÃO DE MULTIFONTES APLICADO AO MAPEAMENTO DE CONTORNOS DE FITOFISIONOMIAS PRESENTES NA ZONA DE AMORTECIMENTO DA REBIO SERRA NEGRA.


PALAVRAS-CHAVES:

Imagens multiespectrais. Índices espectrais. Mineração de dados. Segmentação multirresolução. Varredura a laser.


PÁGINAS: 165
RESUMO:

O objetivo deste trabalho foi realizar a integração de multifontes de dados para o mapeamento dos diferentes fitofisionomias da vegetação e áreas antrópizadas presentes na Zona de Amortecimento proposta no plano de manejo da REBIO de Serra Negra, empregando-se o método de segmentação multirresolução e mineração de dados. As fitofisionomias definidas para classes de legenda foram: Floresta de Altitude, Caatinga Arbustiva Densa, Caatinga Seca e Esparsa, Áreas de Transição, Massas D’Água e Solo Exposto. Foram utilizados dados de varredura a laser disponibilizados pelo Programa (PE3d) e imagens multiespectrais do satélite CBERS – 4, disponibilizadas pelo INPE. Para classificação das diferentes fitofisionomias e áreas antropizadas presentes na REBIO, os planos de informações passaram pelas etapas de segmentação multirresolução orientada ao objeto, seleção dos atributos texturais e estatísticos e classificação pelo método de mineração de dados (Rede Neurais Artificiais). Ao final da classificação os resultados foram avaliados com base em amostras de referências é por meio de indicadores de concordância e exatidão. Dos resultados obtidos, todos os planos de informações apresentaram resultados satisfatórios, e os indicadores de concordância Kappa variaram entre 0,81 a 0,86, enquanto que os valores de exatidão global foram superiores a 80%. As conclusões finais mostraram que com base nos indicadores de concordância e exatidão não foi possível identificar qual plano de informação obtive o melhor desempenho e resultado. Todos os resultados obtidos foram satisfatórios é atingiram aos objetivos propostos.
Palavras-chave: Imagens multiespectrais. Índices espectrais. Mineração de dados. Segmentação multirresolução. Varredura a laser.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2103925 - ANA LUCIA BEZERRA CANDEIAS
Externa ao Programa - 2790388 - CRISTIANA COUTINHO DUARTE
Presidente - 2313407 - JOAO RODRIGUES TAVARES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 23/08/2021 15:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10