Banca de DEFESA: LEANDRO LUIZ SILVA DE FRANÇA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO LUIZ SILVA DE FRANÇA
DATA : 07/07/2021
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/qqp-ghpz-exm
TÍTULO:

Processo de validação da consistência lógica de conjunto de dados geoespaciais vetoriais com abordagem da consistência semântica.


PALAVRAS-CHAVES:

Consistência Lógica. Controle de Qualidade. Topologia. Validação.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Para corretas análises e tomadas de decisões baseadas em dados geoespaciais, é essencial que esses dados tenham sua confiabilidade e integridade atestadas. E no que se refere à Consistência Lógica, ainda são poucas as normas e pesquisas que tratem do assunto de forma completa e sistemática, não havendo um consenso sobre os procedimentos adequados para o controle de qualidade desta categoria. Consequentemente, alguns produtores de dados geoespaciais apresentam diversas dificuldades para garantir a integridade e consistência dos seus produtos cartográficos devido à verificação inadequada dos relacionamentos lógicos, ocasionando retrabalhos com verificações repetidas e pouco eficientes. Esta dissertação, portanto, teve como finalidade explorar e aprofundar os conceitos inerentes aos elementos de qualidade da consistência lógica, sistematizando e propondo uma sequência otimizada de avaliação para um Conjunto de Dados Geoespaciais Vetoriais (CDGV) de forma a garantir a consistência das informações extraídas desses dados pelos diversos usuários e analistas de SIG. Além disso, foi discutido neste trabalho o conceito de Consistência Semântica, um importante elemento de qualidade que possibilita a verificação automática de regras lógicas entre atributos ou entre atributo e topologia. A aplicação desta pesquisa ocorreu em um estudo de caso para um CDGV do Projeto de Mapeamento do estado da Bahia, detalhando-se todo o procedimento metodológico para a validação topológica e semântica desses dados. Dos resultados, verificou-se uma quantidade considerável de inconsistências topológicas e semânticas, indicando a necessidade de modernização dos procedimentos de validação da produção cartográfica pela Diretoria de Serviço Geográfico (DSG). No que se refere às contribuições deste trabalho, além da compilação de uma base teórica abrangente e sistematização do fluxo dos procedimentos de avaliação da consistência lógica de um CDGV, destaca-se também o desenvolvimento de soluções para a verificação das inconsistências topológicas e semânticas com consultas SQL baseadas no software livre PostgreSQL e sua extensão espacial PostGIS.

 

Palavras-chave: Consistência Lógica. Controle de Qualidade. Topologia. Validação


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IVANILDO BARBOSA - IME
Interna - 1134368 - ANDREA FLAVIA TENORIO CARNEIRO
Presidente - 1134473 - JOSE LUIZ PORTUGAL
Notícia cadastrada em: 05/07/2021 10:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01