Banca de DEFESA: ALINE JULIANA VARGAS DE LIRA

DISCENTE: ALINE JULIANA VARGAS DE LIRA
DATA : 03/04/2023
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA

O SLAM COMO PRÁTICA DISCURSIVA: A POESIA FALADA E O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE PARA A APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE FALA

Letramentos de reexistência, Mudança Discursiva, Mudança Social, Oralidade, Slam

A presente pesquisa objetiva propor e analisar o desenvolvimento da oralidade em alunos do 9º ano do EF por meio do trabalho com a poesia slam para fins de promoção da apropriação de espaços públicos de fala, dentro e fora da escola. O embasamento teórico é fornecido pelo paradigma de ensino do oral como objeto autônomo, a partir do trabalho com os gêneros orais públicos (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004); pela Teoria Social do Discurso, de Fairclough (2016), e suas contribuições sobre as relações entre discurso, ideologia, poder e hegemonia e sobre discurso e identidade; pelos postulados dos sociólogos de Giddens (1997) e Thompson (2002) acerca da dinâmica da reconfiguração das tradições na contemporaneidade; e, por último, pela perspectiva de Letramentos de Reexistência (SOUZA, 2011) em diálogo com o conceito de Letramentos Sociais (STREET, 2014), cujo entendimento das práticas de letramento como heterogêneas, múltiplas e fortemente marcadas pelas trajetórias linguísticas dos sujeitos permite a concepção das batalhas de poesias como práticas sociais de uso da linguagem. De natureza interventiva, a pesquisa é direcionada à aplicação prática de procedimentos de ensino/aprendizagem (rodas de conversa em torno da temática da Identidade e seus desdobramentos e oficinas de produção poética e de performance oral) e à posterior análise das possíveis competências comunicativas orais desenvolvidas pelos alunos. E para aferir se e como o trabalho com a poesia falada pode estimular o desenvolvimento do comportamento comunicativo dos sujeitos no plano da oralidade, a pesquisa busca se debruçar qualitativamente sobre a) as habilidades orais construídas ao final das intervenções (participação em uma batalha de poesia); b) os aspectos subjetivos e argumentativos registrados nos discursos dos alunos em seus poemas. Concebido como uma agência de letramento, a poesia slam tem o potencial de estimular comportamentos discursivos particulares, devido ao seu caráter autoral e performático e à natureza reivindicatória impressa nos discursos produzidos, de maneira que, levando os sujeitos à mudança discursiva, poderá estimular a mudança social.

Externa à Instituição - CYNTHIA AGRA DE BRITO NEVES - UNICAMP
Externa à Instituição - JACIARA JOSEFA GOMES - UPE
Presidente - ***.552.154-** - MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI - IFPE
Notícia cadastrada em: 29/03/2023 09:22