Banca de DEFESA: ELISABETH MARIA DE MELO

DISCENTE: ELISABETH MARIA DE MELO
DATA : 30/03/2023
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA

RODAS DE CONVERSAS LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DIÁLOGOS COM A OBRA “OS CEM MENORES CONTOS BRASILEIROS DO SÉCULO”

Novos Estudos do Letramento; Educação Literária; Minicontos; Rodas de Conversas.

A presente dissertação do Mestrado Profissional do PROFLETRAS, oriunda de uma pesquisa-ação, tem como objetivo discutir os diálogos estabelecidos por uma turma de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (Módulo V - Anos Finais do Ensino Fundamental II), da comunidade de Cajueiro Seco (Jaboatão - PE) em torno de minicontos da obra “Os cem menores Contos Brasileiros do Século”, organizada por Marcelino Freire e publicada pela Ateliê Editorial (2004). Do ponto de vista epistemológico, a investigação foi desenvolvida em diálogo com três perspectivas que tratam sobre o Dialogismo Freireano (FREIRE, 1967, 1989,1996, 2005), os Novos Estudos do Letramento (BARTON e HAMILTON, 2004; GEE, 1990; STREET, 2014) e a Educação Literária (BAJOUR, 2006, 2012; COLOMER, 2007; CANDIDO, 2011; DALVI, 2018; PETIT, 2009; YUNES, 2021; MACEDO, 2021). Do enfoque metodológico, utilizamos a pesquisa-ação, baseando-se na perspectiva didática e pedagógica dos processos interativos das Rodas de Conversas propostos por Bajour et al. (2006). Realizamos a intervenção (com gravações e fotografias) nas seguintes etapas: (i) seis Rodas de Conversas Literárias com minicontos; (ii) diálogos e reflexões com os minicontos; (iii) narrativas de vida pelos alunos; (iv) a prática da escuta; (v) troca de experiências; (vi) análise dos elementos coletados, (vii) avaliação. Para uma análise mais detalhada, focalizamos três minicontos: Mas o Rio Continua Lindo (autoria de Antônio Torres); Confissão (de Lygia Fagundes Telles) e Primeiro Grande Amor (de Reynaldo Damazio), que foram dialogados em três Rodas de Conversas Literárias diferentes. Como resultados da investigação, notamos que os(as) seis estudantes que participaram das Rodas foram donos(as) de suas próprias vozes, tiveram a liberdade de ser e de ler com a própria vida, fizeram relações intertextuais, entrelaçaram narrativas, teceram (singularmente e coletivamente) os sentidos propostos pelos textos; desencadearam uma perspectiva crítica do ambiente social, ressignificaram sentidos, se emocionaram, experienciaram vivencias alheias e imaginaram outras possibilidades para o texto literário. As Rodas de Conversas Literárias revelaram as grandes potencialidades dos(as) estudantes, a partir do momento em que tiveram vez e voz para exporem suas ideias, reflexões e críticas. Nesse processo dialógico, os(as) discentes tiveram um olhar mais atento para si e para o outro, ecoaram vozes por melhores condições de vida para si e para o outro e alargaram suas compreensões de mundo. Esse princípio da participação, com o texto literário, resultou na prática de uma Educação Literária dialógica e libertadora, permitindo que os (as) alunos (as) também construíssem as trilhas da sua própria aprendizagem.

Presidente - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externa à Instituição - IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE
Externo à Instituição - LEILA BRITTO DE AMORIM LIMA - UFRPE
Externo à Instituição - MARCOS VINÍCIUS SCHEFFEL - UFRJ