Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE RODRIGUES DE ABREU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE RODRIGUES DE ABREU
DATA : 27/02/2023

PROPOSTAS PARA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA USANDO O ACERVO DO PNLD 2020 - OBRAS LITERÁRIAS

Educação Literária. Obras Literárias. Formação de Leitores.

Este trabalho teve como objetivo principal pesquisar como a Educação Literária pode ajudar na formação do leitor literário na escola, usando os livros recebidos pela escola pública Professor Cândido Duarte por meio do Programa PNLD 2020-Obras literárias. Uma análise foi feita nos documentos oficiais que norteiam o currículo do estado de Pernambuco, como a Base Nacional Comum Curricular –BNCC (BRASIL, 2017) e o Currículo de Pernambuco para o Ensino Fundamental (PERNAMBUCO, 2019) para saber o que eles trazem sobre a formação do leitor, a leitura literária e o ensino da leitura literária na escola. Partindo-se da análise desses documentos e da necessidade de ampliar a diversidade nas abordagens de uma melhor mediação de leitura na sala de aula, esta pesquisa propõe a criação de um Caderno de Sugestões Didáticas para ajudar o /a professor/a na preparação e diversificação da abordagem das aulas de leitura literária. Muitas pesquisadoras que estudam a temática do ensino de leitura literária na escola fundamentam teoricamente este trabalho, como Magda Soares (2011), Regina Zilberman e Rosing (2009), Maria Amélia Dalvi (2013), Marisa Lajolo (2001), Colomer (2007), Andrueto (2017). A respeito da Educação Literária, recorremos teoricamente à Dezote, Almeida e Macedo (2021); Leahy-Dios (2004); Dalvi (2013) e Zilberman (2003). A escolha da temática se deu porque havia uma necessidade de melhorar o acesso à leitura literária na minha sala de aula, na escola pública onde trabalho. A pesquisa primou por procurar, tantos nos documentos oficiais quanto no Programa PNLD 2020- Obras literárias algum suporte teórico-metodológico que pudesse auxiliar os professores em realizar mediação de leitura literária de forma a diminuir a aparente distância entre os livros literários, nesse caso as obras escolhidas pelos professores no Guia do PNLD Literário e os alunos.

Presidente - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externo à Instituição - MARCOS VINÍCIUS SCHEFFEL - UFRJ
Externa ao Programa - 1392919 - MARIA LUCIA FERREIRA DE FIGUEIREDO BARBOSA - null
Notícia cadastrada em: 22/02/2023 23:21