Banca de QUALIFICAÇÃO: SHAMARA ANGELICA CASSIANO DA PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHAMARA ANGELICA CASSIANO DA PAZ
DATA : 22/12/2022
LOCAL: Google Meet

ENTRE VERSOS E RIMAS DO CORDEL: A RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS EM RODAS DE CONVERSAS LITERÁRIAS

Educação Literária, Cordel, Recepção das crianças

O presente estudo está inserido no âmbito das discussões acerca da Educação Literária. Esta investigação do Mestrado Profissional em Letras desenvolve-se em torno da leitura literária com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentando como objeto de estudo a Literatura de Cordel. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de planejamento e implementação de Rodas de Conversas Literárias numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental, com atenção especial para a recepção dos textos pelas crianças. A pesquisa dialoga com as contribuições de estudiosos, como: Leahy-Dios (2004), Pinheiro (2018), Cosson (2020), Bajour (2012), Colomer (2007), etc. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação em que os sujeitos são participantes constituindo uma pesquisa colaborativa em busca de transformação (TRIPP, 2005). Os alunos estarão envolvidos numa Educação Literária que poderá promover conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, oferecendo voz e vez aos sujeitos, escutando-os e valorizando suas experiências e potencialidades (COSSON, 2021; BAJOUR, 2012; BRANDÃO E ROSA, 2010), numa perspectiva dialógica (FREIRE, 1987). Pensando na escola como um espaço coletivo, plural e democrático, esta instituição também será beneficiada, visto que toda a comunidade escolar será representada diante das práticas realizadas no espaço escolar.

Interno - ***.493.644-** - FREDERICO JOSE MACHADO DA SILVA - FACHO
Interna - ***.725.714-** - HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA - UFPE
Notícia cadastrada em: 21/12/2022 22:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02