Banca de QUALIFICAÇÃO: GIANE DE SOUZA AGRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIANE DE SOUZA AGRA
DATA : 10/10/2022
LOCAL: Presencial, na sala da Coordenação do Profletras

ESTRATÉGIAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NO CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO: investigando fake news no 7º Ano do Ensino Fundamental

Análise Linguística/Semiótica; Fake news; Oficinas pedagógicas.

A presente investigação tem como objetivo fundamental contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, tendo como objeto de pesquisa o gênero fake news. É evidente o poder das redes sociais e da internet na disseminação desse gênero. Para se entender a relevância das fake news, faz-se necessário esclarecer a sua conexão com a pós-verdade, a relativização da verdade que traz à tona informações inverossímeis baseadas em crenças e emoções, em detrimento dos fatos, com a intenção de influenciar a opinião pública. Nesse contexto, torna-se imprescindível uma abordagem mais pormenorizada das fake news na atualidade e na qualidade de gênero. À vista dessa realidade, pretendemos colaborar com o desenvolvimento da leitura crítica dos discentes do 7º ano do Ensino Fundamental e, para cooperar com esse intento, efetuamos a análise das atividades referentes ao gênero fake news de um livro didático da série em questão. A partir de uma proposta de oficinas pedagógicas de leitura do gênero fake news, objetivamos trabalhar com os estudantes a importância de avaliar o que se lê, refletir e não compartilhar, inadvertidamente, informações sem antes verificar a sua procedência e veracidade. Nossa pesquisa se fundamentou no aporte teórico da Análise Linguística, especialmente nos estudos de Geraldi (1984), Bezerra e Reinaldo (2020) e Mendonça (2021), entre outros. A construção de nossos planos de aulas tem como procedimentos principais aplicações de fichas de atividades de leitura, atividades em equipe, leitura colaborativa e rodas de conversa. A realização dessa pesquisa revelou-nos que é possível auxiliar os estudantes a desenvolver suas habilidades de leitura. Nesse contexto, é viabilizada a formação de cidadãos críticos e atuantes na construção de uma sociedade ética e consciente.

Externa à Instituição - MARIA DE FATIMA SILVA DOS SANTOS - UFRPE
Interna - 1134089 - ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
Presidente - 080.763.924-97 - JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO - UFPE
Notícia cadastrada em: 16/09/2022 10:47