LEITURA SUBJETIVA E POESIA POPULAR: A RECEPÇÃO DA OBRA DE LEONARDO BASTIÃO E BRÁULIO BESSA POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leitura Subjetiva. Poesia Popular. Ensino Fundamental Anos Finais. Diário de Leitura
A prática da leitura subjetiva implica considerar as vivências, as emoções e as particularidades de cada sujeito leitor diante da apreciação de uma obra literária. Pretende-se, com isso, fomentar a participação ativa e crítica na construção dos sentidos que o texto literário suscita, por meio de um trabalho interpretativo singular. Com base em estudos oriundos da Estética da Recepção, desenvolvemos uma metodologia de ensino de leitura literária que contempla a poesia popular, buscando assim inserir a diversidade de autores e obras na sala de aula, conforme orientação da BNCC. Por acreditarmos que a leitura subjetiva de poemas contribui para a formação literocultural do alunado, bem como para seu desenvolvimento enquanto leitor real e autônomo, realizamos uma pesquisa com estudantes do 9º ano de uma escola pública situada no município do Paulista-PE e avaliamos a recepção dos textos que lhes foram entregues em cinco encontros de leitura. Para tanto, sugerimos aos discentes que externassem suas impressões a respeito dos poemas lidos respondendo aos questionários e efetuando registros em diários de leitura. Foi através desses instrumentos que pudemos identificar as marcas de subjetividade para realizar, então, a análise de dados.