Banca de QUALIFICAÇÃO: YONE KAROLINE CARVALHO XAVIER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YONE KAROLINE CARVALHO XAVIER
DATA : 18/09/2023
LOCAL: Sala do PROFLETRAS

A ESCRITA DE POEMAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Literatura Digital; Poema digital; Educação literária; Leitura Subjetiva.

A literatura digital, também conhecida como e-literatura ou ciberliteratura, é uma forma de expressão literária que emerge no contexto da era digital e tecnológica. Distingue-se da literatura tradicional pelo uso das ferramentas digitais para criar novas experiências de leitura e interação com a obra. Essa forma de arte combina elementos textuais com elementos multimídia, interativos e hipertextuais, proporcionando uma experiência literária única e inovadora. Este estudo, portanto, aborda um dos subgêneros dessa literatura, o poema digital. O gênero é uma forma de expressão literária que confere à poesia elementos tecnológicos e digitais. Nosso objetivo aqui, é conduzir estudantes de um 9º ano pela busca da apropriação do gênero. Para isto, aplicamos oficinas de leitura e escrita de aprendizagem do gênero, articulando-as com atividades de leitura subjetiva de O Pequeno Príncipe de Saint Exupéry. Além disso, a pesquisa de caráter interventivo, explora as características distintivas dos poemas digitais, apresenta os recursos com os quais os alunos escreverão os poemas e discute sobre literatura digital e educação literária, assim como analisa o espaço desse gênero na BNCC.

Externo ao Programa - 3219408 - JONAS JEFFERSON DE SOUZA LEITE - UFPEExterno à Instituição - JOSÉ FREDERICO MACHADO DA SILVA
Presidente - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 13/09/2023 20:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05