Banca de DEFESA: SHAMARA ANGELICA CASSIANO DA PAZ

DISCENTE: SHAMARA ANGELICA CASSIANO DA PAZ
DATA : 31/08/2023
LOCAL: via Videoconferência

A LITERATURA DE CORDEL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RODAS DE CONVERSAS LITERÁRIAS SOBRE “A HISTÓRIA DE JUVENAL E O DRAGÃO”

Educação Literária. Literatura de Cordel. Rodas de Conversas Literárias

Esta investigação do Mestrado Profissional em Letras está inserida no âmbito das discussões acerca da Educação Literária na Educação Básica. Em nossas vivências pessoais/profissionais e durante nossas experiências enquanto docente/estudante, houve o seguinte questionamos: como explorar a Literatura de Cordel com as crianças do 4o ano do Ensino Fundamental, possibilitando a aproximação de suas vivências com o texto literário? Também tínhamos interesse em saber como as crianças dos anos iniciais dialogam com a Literatura de Cordel e quais sentidos e significados podem circular durante a leitura. Tais questionamentos nos levaram ao objetivo geral da pesquisa: analisar como as crianças do 4o ano do Ensino Fundamental dialogam e vivenciam a leitura com o cordel A história de Juvenal e o Dragão, de Leandro Gomes de Barros em Rodas de Conversas Literárias, e com o livro ilustrado em que Rosinha reconta a mesma história. A pesquisa está fundamentada numa perspectiva dialógica e democrática (FREIRE, 1987) da Educação Literária como um processo amplo permeado por múltiplos sujeitos com diferentes experiências (LEAHY-DIOS, 2004; DALVI, 2018). Também nos debruçamos sobre a mediação literária, pensando principalmente no trabalho com as Rodas de Conversas Literárias com a Literatura de Cordel em sala de aula (PETIT, 2009; MARINHO E PINHEIRO, 2012; MACEDO, 2021; BUNZEN,2022) em que os(as) alunos(as) envolvem-se em experiências literárias que podem promover conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação em que os sujeitos são participantes constituindo uma pesquisa colaborativa em busca de transformação (TRIPP, 2005). No que diz respeito à metodologia de ensino-aprendizagem, baseados nas orientações de Bajour (2006, 2012) e Marinho e Pinheiro (2012), elaboramos a nossa proposta de intervenção, em uma escola pública municipal de Vitória de Santo Antão/PE, por meio do Projeto Entre Versos e Rimas do Cordel, que foi realizado em três etapas: Aproximação Poética, Um dragão na sala de aula e Compartilhando Saberes. A análise dos dados focalizou a segunda etapa em que aconteceram as Rodas de Conversas Literárias com as crianças em sala de aula. Os resultados de nossa pesquisa demonstram que as crianças ao serem ouvidas nas rodas, puderam expressar seus pensamentos, sonhos e anseios. Elas compartilharam suas experiências por meio da voz, gestos e corporalidades, inclusive do silêncio. Numa ação colaborativa, participaram da narrativa poética do cordel (re)criando sentidos para a história. Numa dimensão estética, o trabalho com a Literatura de Cordel na sala de aula reconheceu as crianças como sujeitos pensadores/aprendizes.

Externa à Instituição - MARCIA FÉLIX DA SILVA CORTEZ
Presidente - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externa ao Programa - ***.725.714-** - HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA - UFPE
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 08:34