Banca de DEFESA: CRISTIANE RODRIGUES DE ABREU

DISCENTE: CRISTIANE RODRIGUES DE ABREU
DATA : 30/08/2023
LOCAL: via Videoconferência

EDUCAÇÃO LITERÁRIA: ESCOLHA DAS OBRAS E DOS MANUAIS DO PROFESSOR DO PNLD-LITERÁRIO 2020

Políticas públicas de leitura. PNLD-Literário, Educação Literária.

A presente pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras da UFPE, apresenta como objetivo principal analisar os materiais, como o Guia Digital do PNLD-Literário (2020), as obras literárias do acervo dos estudantes e os Manuais do Professor que acompanham essas obras adotadas na escola Professor Cândido Duarte (Recife, Pernambuco). Tais materiais foram analisados com o intuito de saber quais as potencialidades e fragilidades das orientações teórico-metodológicas fornecidas com eles, como o Guia e os Manuais do professor, conforme solicita o edital do PNLD-LIterário (2020). Quanto à fundamentação teórica da pesquisa, no que concerne ao tema Educação Literária, recorremos à Dezotti, Almeida e Macedo (2021); Dalvi (2013, 2018); Colomer (2007); Leahy-Dios (2004). Quanto à concepção de “leitura”, recorremos a Magda Soares (2007), Regina Zilberman e Rosing (2009), Dalvi (2013), Marisa Lajolo (2001), Colomer (2007), Andruetto (2017). Quanto às políticas públicas de fomento à leitura, recorremos a Paiva(2012). Quanto ao ensino de leitura literária, a Amorim et al (2022), Dalvi (2018) e Macedo (2021). A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, e utiliza como procedimentos a pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa documental evidenciou que as contribuições do Programa para a formação de alunos-leitores são focadas na distribuição de livros, mas que essa importante etapa deve ser continuada por outras, para garantir a formação do aluno-leitor, como a formação continuada dos professores. A potencialidade apresentada foi a possibilidade de o professor realizar a escolha das obras. Já as fragilidades ficaram nos materiais elaborados para apoiar o professor, como o Guia Digital e o Manual que poderiam ser mais acessíveis e menos parecidos com um material didático. Essas fragilidades podem ser superadas em uma próxima edição.

Presidente - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externo à Instituição - MARCOS VINÍCIUS SCHEFFEL - UFRJ
Externa ao Programa - 1392919 - MARIA LUCIA FERREIRA DE FIGUEIREDO BARBOSA - null
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 07:07