Banca de DEFESA: SIMONE MARIA DE SOUZA LOPES

DISCENTE: SIMONE MARIA DE SOUZA LOPES
DATA : 23/08/2023
LOCAL: Híbrida (presencial com participação via google Meet)

PRÁTICA DE ESCRITA AUTORAL EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM ALDRAVIAS

Ensino e aprendizagem; Produção escrita; Aldravia; Capacidades de linguagem; Desenvolvimento

As dificuldades de produção escrita constituem uma preocupação recorrente quanto às ações didáticas necessárias ao docente para desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos. Considerando a relevância dessa temática, o presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições do ensino do gênero aldravia no desenvolvimento das capacidades de linguagem do aprendiz de escrita. Do ponto de vista epistemológico, o presente trabalho está fundamentado nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart, com foco na concepção de capacidades de linguagem e análise textual (1999, 2006, 2008) e na concepção de ensino e desenvolvimento de Vygotsky (1985; 2009) e Friedrich (2010). Ancoramo-nos igualmente nos estudos relativos ao ensino e aprendizagem da escrita, desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, Dolz, Gagnon e Decândio (2010) Dolz e Gagnon (2015) e Dolz e Abouzaid (2015), que têm como eixo central a aprendizagem da linguagem por meio dos gêneros. Paralelamente, o presente trabalho está pautado no ABC das Aldravias de Donadon-Leal (2010) e da palavra poética de Ezra Pound (1976). Propusemos uma abordagem estruturada na sistematização e implementação de um modelo didático para o ensino e aprendizagem dos gêneros textuais: aldravia, novo gênero poético; e relato de experiência, gênero da ordem da documentação e memorização das ações humanas. Nossa hipótese é que a prática de produção escrita do gênero aldravia mobiliza a expansão do repertório lexical e estimula ações de linguagem, constituindo o desenvolvimento linguístico-discursivo dos aprendizes. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública estadual de Pernambuco. Elaboramos duas oficinas de textos para coletar as produções escritas dos alunos em sala de aula. Selecionamos dez aldravias e quatro relatos de experiência para compor o recorte do corpus. Os resultados evidenciam a expansão do repertório lexical e linguístico, assim como o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos confirmando, dessa maneira, nosso pressuposto.

Presidente - 1171918 - FATIHA DECHICHA PARAHYBA
Interna - 3283076 - GLAUCIA RENATA PEREIRA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - JOSÉ BENEDITO DONADON LEAL - UFOP
Notícia cadastrada em: 21/08/2023 10:34