As orquestras de frevo itinerantes do Pátio de São Pedro (Recife) "1990-2020”
Orquestras itinerantes; Pátio de São Pedro; Casa do Carnaval; Arrastões de carnaval, Orquestras de frevo de teatro.
Esta dissertação versa sobre o funcionamento e função das orquestras itinerantes de frevo que se sediavam no Pátio de São Pedro, utilizando-o como ponto de encontro, entre outras coisas, no recorte temporal de 1990 à 2020. O referido local que abriga a Casa do Carnaval, constitui-se como um espaço relevante para os maestros e músicos desses grupos que atuavam e atuam no carnaval da cidade do Recife. Tais orquestras são responsáveis por uma grande parcela dos arrastões ou cortejos carnavalescos que ocorrem nas ruas e todo este contexto sonoro e artístico foi contemplado, sendo o objetivo geral, compreender o papel das orquestras itinerantes de frevo de rua do Pátio de São Pedro, no período carnavalesco recifense. São apresentados dados históricos sobre o frevo e sobre o Pátio de São Pedro, mas o cerne do texto trata das orquestras de frevo itinerantes de forma geral, onde é apresentada a hierarquia dentro e entre essas orquestras, tendo em vista o surgimento das orquestras de frevo de teatro. Com base nestes conteúdos é feita uma reflexão etnomusicológica sobre as orquestras itinerantes na contemporaneidade e a importância do Pátio de São Pedro para o carnaval do Recife, sendo também priorizada a construção sonora resultante dessas orquestras. De modo geral a dissertação combina um viés histórico com reflexões à luz de conceitos etnomusicológicos e sociais. A pesquisa foi feita em caráter qualitativo, e em parte de modo etnográfico, como num tipo de auto etnografia, pois minhas experiências em orquestras itinerantes no Pátio de São Pedro também foram relatadas nos depoimentos da experiência musical, e também através da pesquisa documental dirigida,
considerando idas aos museus e arquivos públicos.