A TRANSMISSÃO DE SABERES MUSICAIS E SOCIAIS NO CAVALO MARINHO: O CAMINHO ENTRE AS ESTRELAS DO AMANHÃ E A ESTRELA BRILHANTE
Cavalo Marinho pernambucano; Transmissão de Saberes; Cultura Popular; Educação Musical; Investigação Ação Participativa.
Este trabalho é fruto de uma vivência com o Cavalo Marinho Estrelas do Amanhã e o Cavalo Marinho Estrela Brilhante da cidade de Condado-PE, ambos mestrados pela Mestra Nice Teles, filha do Mestre Antônio Teles que continua o seu legado dentro dessa brincadeira popular. Ela se caracteriza principalmente por ser frenética e ter em alguns momentos uma longa duração chegando a oito horas de execução, através do que alguns autorxs chamam de teatro popular de rua, e que para os interlocutorxs dos grupos tem um significado muitas vezes familiar. Acontece geralmente nos períodos noturnos durante o segundo semestre do ano, se concentrando principalmente durante o ciclo natalino. Essa vivência foi planejada e executada através da Investigação Ação Participativa (IAP), a vertente desenvolvida principalmente pela sociologia sentipensante de Orlando Fals Borda, autor, pesquisador e gestor público colombiano. Se trata de uma epistemologia que se encaixou aqui as teorias sociais dos Estudos Culturais Britânicos, principalmente na figura de Stuart Hall, e também a sociologia latinoamericana de Néstor García Canclini, para tratar da realidade contemporânea de expressões culturais como o Cavalo Marinho aqui explicitado. Os objetivos giraram em torno da transmissão de saberes entre os grupos da Mestra Nice Teles, tentando descrever e debater sobre esse ponto importante para a salvaguarda e manutenção dos grupos e sua expressão da brincadeira. Pode-se notar a construção de possibilidades para que jovens e crianças tenham acesso aos saberes do Cavalo Marinho e avançar com eles também como parte importante de suas vidas e de seus significados sociais, abrindo portas e possibilidade, num contexto onde avançam as tecnologias de comunicação digital e as políticas públicas culturais ainda desiguais.